domingo, 6 de maio de 2012




Gatos de coleira, embora possa parecer incomum, é possível treinar certas raças de gatos. Apesar de serem altamente independentes e prezarem a liberdade, alguns gatos aceitam caminhar com o dono, controlados por uma coleira. Certas raças de gatos aceitam melhor o uso da coleira. A raça de gato Persa, por exemplo, tende a não gostar da ideia, mas o Russo Azul, o gato Siamês e Burmês aceitam caminhar presos com uma guia. A raça de gato Savannah também é facilmente treinada para o uso da coleira.


Os primeiros passos para treinar seu gato à andar na coleira:
O ideal é começar a treinar o gato ainda filhote para usar coleira. A guia não deve estar ligada à coleira da gato, mas a um arreio peitoral. Primeiro acostume o gato ao contato com o arreio colocando-o nele por períodos curtos dentro de casa, mas não prenda a guia nem tente guiá-lo para qualquer lugar nesse estágio. Não apresse o gato, pois paciência é fundamental em qualquer treinamento.

Depois que o gato se familiarizar com o arreio e não mais tentar se livrar dele com as patas, você pode prender a guia. Use uma guia leve e fina, especial para gatos e cães de pequeno porte. Guias de couro duro ou apertadas só são recomendadas para quem precisa controlar cães grandes e agitados. Agora deixe o gato andar pela casa arrastando a guia. Fique atento para ele não se enroscar nos móveis ou se sentir coibido. Aumente gradualmente o tempo de uso da guia.

Quando o gato deixar de se importar em rebocar a guia quase o dia inteiro, comece a segurá-la durante caminhadas curtas ao redor de casa e depois no jardim. Evite dar puxões abruptos e jamais arraste o gato. Com o passar do tempo, ele entenderá a ideia e passará a gostar dessas caminhadas em sua companhia. Não insista se o gato ficar aflito com o treinamento da guia ou tiver medo de ficar fora de casa sem saber o que pode vir a acontecer.



Os cuidados com o gato nas caminhadas longe de casa:
Caminhadas longas, na mesma rua ou no campo, são muito diferentes. A aparição repentina de um cachorro barulhento ou de um gato estranho pode ocasionar machucados. Se necessário, pegue rapidamente o gato nos braços. Passeios no parque geralmente são viáveis, pois você pode levar a caixa de transporte para escondê-lo em caso de emergência.

Se o gato tiver a sorte de acompanhá-lo em uma viagem curta, a coleira pode ajudá-lo a explorar o novo ambiente, ao mesmo tempo que lhe possibilita manter o controle e prevenir sumiços indesejados em território desconhecido, especialmente ao ar livre. Atualmente, o mercado pet oferece inúmeras opções de modelos de coleiras, cores diferentes e acessórios. Mas uma simples coleira em que você possa identificar seu gato, com um número de telefone por exemplo, pode ser útil caso seu gato fuja de casa e alguém o ache perdido.



Fonte: ospaparazzi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor