sábado, 2 de junho de 2012




por Dr. Mussi A. de Lacerda

Assim como os humanos, os cães e gatos também podem ser acometidos pela acne, cuja frequência de ocorrência é maior em raças de pelagem curta como boxers, bulldogues, dobermans e weimaranners. Nos cães a enfermidade ocorre com maior predominância durante o primeiro ano de vida, no período de puberdade, onde ocorrem as mudanças hormonais.

Os locais de ocorrência das lesões são o queixo (região mentoniana), a região labial e peri-labial e mais raramente o focinho. As lesões podem ser pustulares (na forma de pústulas, que nada mais são que vesículas repletas de pus) ou nodulares, com a presença de um ponto negro, que se apertados eliminam uma secreção escura e sanguinolenta, denominada comedo. Dependendo da gravidade das lesões, o queixo e os lábios podem se apresentar bastante inchados e sensíveis, muitas vezes chegando a ficar desconfigurados.

Nesses casos em que o quadro se apresenta de forma grave, com muitas lesões, o tratamento deverá ser com antibióticos sistêmicos, soluções antissépticas e pomadas antibióticas locais.

Quando a ocorrência é de forma mais leve, com poucas lesões, basta a aplicação de soluções antissépticas e caso necessário, proceder a drenagem das lesões.

Nos felinos a doença pode ocorrer em qualquer fase de suas vidas. Uma boa maneira de se prevenir a acne é limpar diariamente a região do queixo e lábios.

É da maior importância que o diagnóstico seja definido corretamente para que o tratamento seja preciso e certeiro, pois as lesões dermatológicas muitas vezes são bastante parecidas e podem ser confundidas. Leve seu animal a um veterinário experiente que ele o ajudará a resolver o problema de seu animalzinho.

Dr. Mussi A. de Lacerda é Médico Veterinário - CRMVSP 3065

Fonte: Arcadenoehv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor