quarta-feira, 6 de junho de 2012





Quando se fala em animais de estimação e alergia, logo a maioria pensa em alergia em humanos por causa dos seus bichinhos. Mas cães e gatos também possuem alergias. Alergias não têm cura, mas podem ser evitadas ou tratadas com o cuidado necessário. Entenda mais sobre esses problemas.

Como vivemos em um clima tropical, os bichinhos, assim como nós mesmos, costumam volta e meia sofrer por conta de fungos e bolores, mas atualmente se vê muitos casos de alergia alimentar. Também tome cuidado com as pulgas, elas podem desencadear alergia e ainda transmitir doenças como verminose e anemia infecciosa. Pois é, a alergia que encontramos em cães e gatos são semelhantes às nossas e devem ser combatidas. O primeiro perigo que assola os animais alérgicos é a coceira, pois o animal acaba machucando a pele e o machucado acaba servindo como lugar de acúmulo de bactérias, que quase sempre terminam como lesões graves.




Raças Propensas
Na verdade todas as raças de cães e gatos são propensas à alergias, mas existem muitas que são mais, principalmente quando causadas pela alimentação. Entre as raças caninas estão Cocker Spaniel, Labrador, Collie, Schnauzer, Shar Pei, Poodle, West Highland, Boxer, Lhasa Apso, Teckel, etc. E entre os felinos estão Siamês, Ragdoll, Persa, Himalaja, etc.



Reconhecendo e Diagnosticando a Alergia
A primeira atitude é sempre deixar o pelo limpo e escovado do seu animal de estimação. Fique atento aos sintomas de descamação da pele, oleosidade e mau cheiro do pelame, coceira excessiva, perda de pelame, mudanças na cor do pelo e da pele, lesões salientes ou úlceras que sangram facilmente, pois podem ser fortes indícios de alergias ou até outras doenças. Flatulência, vômitos, diarreia, espirros e problemas respiratórios em geral também são sintomas de alarme. Ao se suspeitar de alergia, devemos levar o animal de estimação ao veterinário para que seja aplicado o teste de diagnóstico.




                                                                                          
Tratando Com Medicamentos e Vacinas
Existem vacinas para a imunoterapia. Mas em curto espaço de tempo, apenas a fim de amenizar os sintomas ou evitar, costuma-se usar a cortisona, mas ela se torna perigosa se usada frequentemente e o tratamento com essa substância não é mais indicado. Durante o tratamento deve-se ter cuidado redobrado para que o animalzinho não tenha uma recaída.


Para alérgicos alimentares é sempre bom lembrar que o uso de dietas comerciais, ditas hipoalergênicas, não é indicado com finalidade diagnóstica, uma vez que há riscos de contaminação da ração com outros ingredientes durante o processo de industrialização, ao fato de que a fonte de gordura animal contida na ração poder conter proteínas estranhas e, sobretudo, à presença de conservantes e aditivos, aos quais os animais podem ser alérgicos.

Fonte:arquivoextra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor