sexta-feira, 22 de junho de 2012








A Prefeitura de São José dos Campos abre a partir desta sexta-feira (22) as inscrições para o mutirão de castração de cães e gatos. As inscrições se encerram com o preenchimento das 1.500 vagas. As cirurgias ocorrerão nos próximos meses.

As inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura. Para participar é preciso morar em São José dos Campos. Cada munícipe pode inscrever até 10 animais em fase reprodutiva (entre 6 meses e oito anos de idade). Os donos dos animais inscritos serão comunicados sobre a data e o local da cirurgia por e-mail ou telefone.

Os mutirões de castrações em cães e gatos promovem a diminuição do crescimento desordenado da população canina e felina, o abandono destes animais nas vias públicas de São José dos Campos e a transmissão de doenças de caráter zoonótico, atendendo a missão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na promoção do bem-estar animal e da população.

O controle reprodutivo das populações de cães e gatos integra o programa de controle da raiva da Secretaria Estadual de Saúde. A castração proporciona uma expectativa de vida maior para o animal, diminui os riscos de doenças relacionadas ao aparelho reprodutivo (tumores, miomas, entre outras enfermidades), os acidentes e brigas durante o período de cio das fêmeas e a propagação de doenças venéreas.

Com o controle populacional de cães e gatos, diminuem-se os riscos de transmissão de doenças, principalmente as zoonoses que podem acometer a população humana. A raiva é a principal delas, uma doença grave de difícil tratamento, praticamente letal. A leishmaniose e as doenças do carrapato também podem trazer sérias complicações à população.

Fonte: Pref.Municipal de São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor