quarta-feira, 4 de julho de 2012






Como ensinar seu gato a usar a caixa de areia.


por - Os Paparazzi

Assim que o gato completar três ou quatro semanas e estiver começando a ingerir alimentos sólidos, comece a treiná-lo para controlar as necessidades fisiológicas. A maioria dos filhotes de gatos aprende isso sem dificuldade, pois normalmente já viu a mãe usando a caixa de areia. É fácil perceber quando ele quer urinar, pois se agacha, geralmente ergue a cauda e olha para a frente com um ar preocupado. Ao ver essa cena, pegue-o de maneira firme e leve-o ao local correto, ou seja, na caixa de areia. 

Se o gato for desobediente e fizer sujeira no tapete, jamais esfregue o focinho dele por cima. Isso seria uma injustiça, pois nem sempre o animal associa a punição com o ato inadequado. Limpe bem a área suja com desinfetante (evite amoníaco) para remover odores e manchas. Assim como em outras circunstância, nunca bata no gato se ele urinar ou defecar no lugar errado. Nos primeiros dias após a chegada do animal em casa, coloque-o na caixa de areia em intervalos regulares. Em pouco tempo ele captará a ideia. 




Liteira para gatos: como ensinar seu gato a usar a caixa de areia
Se você tem mais de um gato, o ideal é cada um ter sua própria caixa de areia


Você pode comprar a caixa de areia (liteira) com tampa ou proteção lateral, que são mais do que agrado de muitos gatos, sobretudo os mais ariscos. A tampa também diminue a disseminação de odores desagradáveis, e a proteção lateral evita que os dejetos e os grãos de areia respinguem no chão. São vários modelos e tamanhos da caixa de areia, e os preços variam muito, uma boa opção de caixa de areia boa e barata são as caixas com as laterais mais elevadas, essas custam em média R$ 15,00. 


Forre a caixa de areia com jornal ou um tapete de plástico higiênico e coloque uma camada de cerca de 4 cm de areia. Existem alguns tipos de areia para gato, como granulados sanitários de madeira, de cristais de sílica ou de origem vegetal biodegradáveis são os melhores. Muitos gatos ariscos ou inseguros ficam mais felizes com esses cuidados. 

Deixe a caixa de areia em local de fácil acesso e evite mudá-la para não deixar o animal confuso. Limpe-a ao menos duas vezes ao dia e desenfete-a uma vez por semana com algum desinfetante doméstico que não contenha fenol ou coltar, substâncias tóxicas para gatos que podem ser absorvidas pela pele. Gatos que vivem permanentemente dentro de casa ou que ficam confinados por longos períodos de dia ou à noite devem ter fácil acesso a caixa de areia.

Fonte: ospaparazzi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor