sexta-feira, 14 de setembro de 2012




por Dra. Paloma Teixeira Soares Clerici, veterinária da clínica Pet Health, em São Paulo

Vacinação
“Para os cães temos três principais vacinas: a vacina V10, a da raiva e a para tosse do canil. Para os gatos temos a vacina quádrupla (V4) e a de raiva”, explica a Dra. Paloma. Ela conta que os filhotes devem ser vacinados a partir dos 45 a 50 dias. “Nos cães são feitas três doses de V10, com intervalos de 21 a 30 dias, e por último a vacina da raiva, com quatro meses de vida. A vacina da tosse do canil pode ser feita junto com a segunda dose da V10. Os gatos devem ser vacinados a partir dos 45 a 50 dias, com três doses da vacina V4, com intervalo de 21 a 30 dias, e por último a antirrábica”, indica.

Banho, tosa e higiene
A Dra. Paloma recomenda que os banhos em pet shop sejam dados apenas após todo o protocolo de vacinação. Em relação à tosa, ela indica ser feita a cada 20 a 30 dias, de acordo com o pelo do animal, e diz ser essencial escová-los, principalmente o dos gatos, cuja frequência do banho é menor, a cada seis meses no máximo. Para facilitar, é possível pedir que a unha do animal seja cortada no dia do banho. E não pode se esquecer dos dentes. “A escovação dos dentes pode ser iniciada no segundo mês de vida, diariamente e com o auxílio de dedeiras ou escovas de dente apropriadas, além da pasta de uso veterinário, pois pastas humanas são contraindicadas”, recomenda.

Castração
A castração é feita para evitar a procriação, mas também pode ajudar a prevenir doenças e influenciar no comportamento do animal. Para os cães, a Dra. Paloma indica a castração de fêmeas antes do primeiro cio, com cinco a seis meses de vida, pois previne tumores mamários e infecções uterinas. Ela diz que nos machos a castração diminui comportamentos que incomodam, como o de demarcação de território, no qual eles urinam em tudo, além de prevenir problemas futuros de próstata. Para os gatos, tanto fêmeas quanto machos, a castração ajuda no impedimento de gestações e evita a fuga dos machos atrás de outras fêmeas no cio, de acordo com a veterinária.

Passeio
“É de extrema importância que o proprietário leve seu animal para passear diariamente, duas vezes ao dia, de 30 a 40 minutos”, diz a veterinária. Ela comenta que algumas raças mais ativas precisam de um tempo maior de exercício. “Esses passeios trazem saúde mental e física para o animal. Os que ficam confinados em apartamentos ou espaços pequenos tendem a ter distúrbios comportamentais, obesidade e agressividade”, alerta.

Ração e suplementação
É essencial escolher a ração correta para alimentar o seu bichinho. “A suplementação alimentar não é necessária quando o animal recebe a quantidade ideal e a frequência correta de uma ração de boa qualidade – 3 a 4 vezes por dia para filhotes e 2 vezes ao dia para adultos”, diz. Ela lembra que não se deve dar comida para os animais. “A alimentação caseira muitas vezes desequilibra a ração, pode causar distúrbios gastrointestinais, problemas dermatológicos, um acúmulo maior da placa bacteriana nos dentes, a formação do tártaro e mesmo a obesidade”, alerta.

Pulgas e carrapatos
Nada pior do que perceber que o seu animalzinho está com pulgas e carrapatos, não é? “O controle de pulgas e carrapatos deve ser feito com produtos indicados pelo veterinário, na forma de sprays, top spot ou coleiras. É indicado um controle mensal e também o controle do ambiente – como o piso, tapetes, caminhas e cobertores – com produtos especiais”, indica a Dra. Paloma.

Consulta ao veterinário
Não leve o seu bichinho de estimação apenas quando acontecer algo com ele. “O ideal é levar o animal ao veterinário a cada seis meses. Essa frequência pode aumentar quando ele se torna mais velho”, recomenda.
Fonte: expressomt.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor