terça-feira, 31 de janeiro de 2012



Ana Paula Pessoto - JCnet

Segundo médicos veterinários, os animais de estimação podem desenvolver praticamente todas as enfermidades comuns às pessoas. São males como problemas cardíacos, renais, hepáticos, articulares, cataratas, diabetes e alguns tipos de tumores que podem estar associados à genética e idade do animal. No entanto, erros cometidos pelos donos na alimentação e medicação dos bichos podem agravar e até proporcionar o desenvolvimento de enfermidades.

Um pedacinho de carne de churrasco aqui, um queijinho ali e mais uma fatia de pão. O que para o ser humano é agrado, representa um perigo para o animal de estimação. “Alguns animais têm sensibilidade intestinal a condimentos e os alimentos humanos, além da obesidade, podem ocasionar diarreias e vômitos, muitas vezes até com sangue”, alerta Vanessa Foloni Torres, médica veterinária do Hospital Veterinário da Universidade Paulista (Unip).

Medicar os animais sem a orientação de um profissional é outro erro grave. Os anti-inflamatórios, por exemplo, podem ser tóxicos para os pets, principalmente para os gatos, cujo metabolismo é mais sensível.

Quanto à vacinação, muitos donos acreditam que a vacinação deve ser feita apenas em filhotes, quando o recomendado é a aplicação anual da vacina antirrábica e da V10, que é um conjugado de vacinas. “A vermifugação também é importante. Em animais urbanos, a dose pode ser anual, já nos de chácara, a indicação é a cada seis meses”, ressalta Vanessa.

“No caso das doenças desencadeadas pela alimentação em excesso ou inadequada, como a ingestão de doces e alimentos gordurosos, temos o diabetes, por exemplo. Mas é claro que também existe o fator genético”, explica o médico veterinário Ricardo Massaru Tomaoka.

Segundo o veterinário, há rações específicas para cães com diabetes que podem ser encontradas em clínicas veterinárias e em grandes lojas pets. Medicação via oral e até a aplicação de insulina podem fazer parte do tratamento, dependendo da gravidade do caso. “Agora, quando o dono não pode comprar a ração, que não é barata, o veterinário pode propor uma dieta”, orienta.

No caso dos gatos, Ricardo acrescenta que o controle da alimentação é mais difícil por serem animais de vida mais livre que os cães, o que também torna o diagnóstico mais complicado. “Muitas vezes quando os donos percebem a doença já está avançada”.


Sintomas iguais

Os sintomas são praticamente os mesmos em humanos e animais: emagrecimento, mesmo com aumento de apetite, sede intensa e cansaço. Outra maneira de identificar o diabetes é observar o local onde o animal tem o hábito de urinar. Em muitos casos, a urina atrai formigas e outros insetos.

Contudo, algumas doenças são mais difíceis de serem diagnosticadas e exigem exames mais completos. Leia nesta página as principais características de algumas das enfermidades que acometem os pets e que são familiares aos seres humanos.

Câncer

Você já deve ter ouvido alguém dizer que o número de animais com câncer aumentou nos últimos tempos. Contudo, especialistas alegam que o prolongamento da vida proporciona mais tempo para que tumores e doenças senis se desenvolvam, como acontece com as pessoas. E a expectativa de vida dos animais de estimação aumentou. Se um cachorro chegasse aos 15 anos de idade era muito e eu já atendi cachorro com 26 anos”, afirma o veterinário Ricardo Massaru Tomaoka.

Vanessa Foloni Torres, médica veterinária do hospital da Unip também aponta a precisão dos diagnósticos, que pode até ser precoce, como outro fator do aparente aumento nos casos da doença. “Antigamente, o cão morria e, muitas vezes, os donos nem sabiam o porquê”.

Segundo Vanessa, ao contrário do que muitos acreditam, não há comprovação de que substâncias presentes nas rações possam originar tumores. “O que é comprovado é que alguns tumores diagnosticados nas fêmeas, como os de mama, são mediados por hormônios e podem, sim, ser evitados com a castração”.

A veterinária ainda ressalta que há comprovação de que a castração, antes do primeiro cio, reduz a zero as chances da cadela ter câncer de mama quando adulta. Outro problema também evitado com a castração é a piometra, uma infecção cujo tratamento é a retirada de útero e ovários. “A vacina anticio, aplicada de maneira errada, por provocar a piometra no futuro”, explica a veterinária.


Olhos

A catarata e o glaucoma são os problemas mais frequentes. “Na realidade, um conjunto de coisas causam esse tipo de enfermidade. O glaucoma, por exemplo, é um derramamento de sangue dentro do olho que pode ser provocado por um aumento de pressão, e a diabetes pode ser uma das causas”, explica o veterinário Ricardo.

Já a catarata pode ser uma condição genética ou mesmo provocada pelo uso indiscriminado de remédios. “Já vi catarata provocada por aplicação de Ivomec”, relata ele. Há possibilidade de cirurgia e os sintomas podem ser observados pelo dono. Normalmente, um animal com catarata olha meio de lado, esbarra nos objetos e apresenta o miolinho do olho branco.


Hepáticos e depressão

Segundo Ricardo, boa parte dos problemas hepáticos em animais de estimação tem como causa a alimentação, com muito tempero e gordura, e o uso indiscriminado de medicamentos, com doses erradas ministradas por tempo incorreto. “Os animais não estão preparados para ingerir comida pesada. Tudo isso afeta o fígado, que age como um filtro”.

O chocolate, por exemplo, contém substâncias que não são metabolizadas pelo organismo do cachorro, o que pode causar séria intoxicação. Outro alerta do veterinário é para o uso de antibióticos em gatos. “Alguns deles têm reação contrária e pode até matar esses animais”.

Os animais de estimação também sofrem com problemas comportamentais, muitas vezes até mesmo por passarem muito tempo presos e sozinhos. Os cães, por exemplo, são animais que gostam muito do convívio com humanos. Entretanto, é preciso atentar para o desânimo do bicho, já que ele pode sinalizar enfermidades.

Artrite e artrose

Normalmente, são os animais de grande porte e de idade avançada os que mais sofrem com problemas articulares, por propensão genética e, principalmente, por causa do peso. Já os poodles desenvolvem tais problemas pelo hábito de pular e até andar em duas patas. Os cães passam a mancar e a andar com os joelhos para fora ou para dentro. Segundo veterinários, a maioria dos tratamentos é indicada para amenizar a dor e o atrito.


Coração

De acordo com a veterinária Vanessa Foloni Torres, que também é especialista em cardiologia, o cão não tem infarto, como muitas pessoas acreditam, mas sim doença de válvula cardíaca que aumenta o coração. Degenerativa e mais comum em cães idosos, os sintomas são: tosse, cansaço, intolerância à atividade física, língua roxa e desmaios em alguns casos.

A veterinária explica que em cães de grande porte, como o dogue alemão, boxer e doberman, entre outros, é comum o desenvolvimento de doenças de músculo cardíaco, ou seja, o coração dilata e fica grande. Já em raças pequenas, como maltês, pinscher e yorkshire, o mais comum são os problemas de válvula cardíaca, que começa a falhar e o coração também aumenta.

domingo, 29 de janeiro de 2012




A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu já estipulou o cronograma de vacinação contra raiva para cães e gatos.

De acordo com a Secretária Ines Iora Stock, quase 10 mil animais devem ser vacinados durante a campanha de 2012.

“São cerca de oito mil cães entre zona urbana e zona rural e mais de 1.700 gatos também em todo o município. Temos como meta atingir pelo menos 90% deste número, mas se conseguirmos vacinar 100% seria ótimo, pois é uma doença grave e que o ser humano corre grande risco também de contraí-la. Então, a população que tem o seu bichinho deve contribuir seriamente com a campanha”, alertou a secretária.

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina começa nesta segunda-feira, dia 30, e segue ao longo de todo o mês de fevereiro. Primeiramente, a zona rural é a que será atendida. As equipes irão de casa em casa vacinando os animais.

Depois de terminada a área rural, a Campanha segue para o perímetro urbano. Na cidade, serão colocados nove pontos de vacinação distribuídos em lugares estratégicos, os quais serão ainda divulgados para toda a população da cidade.

Acompanhe o cronograma no interior:

Dia 30/01/12: Região de Aurora do Iguaçu (Barro Branco, Serra do Mico, Navegantes, São Braz, São Carlos)
Dia 31/01/12: Região de São Jorge (Sanga Funda, Linha Marfin)
Dia 01/02/12: Região de São Lourenço (Vila Rural, Cruzeirinho, São Vicente, Indianópolis)
Dia 02/02/12: Região de Guanabara (Cacique, Nova Roma, Cotiporã, Bandeirantes, Castelo
Branco, Santa Elizia , Apepu)
Dia 03/02/12: Região de Santa Rita (Assentamento Companheiro Antonio Tavares,
Mauritânia, Paulistania, Saquarema)
Dia 06/02/12: Região de Laranjita (Linha Brasil , Linha Bela Vista, Linha Cotia, Baixo
Laranjita)
Dia 07/02/12: Região de Balneário Ipiranga (Nova Brasília, Assentamento Savio)
Dia 08/02/12: Região Santa Rosa do Ocoy (Santa Cruz do Ocoy, São José do Ocoy)
Dia 09/02/12: Região de Urussanga (Santa Izabel, Linha Minosso)
Dia 10/02/12: Reserva Indígena Ava Guarani

Lembrando que o cronograma na zona rural pode ser alterado caso chova ou aconteça outro empecilho. Mas a população será sempre avisada sobre as mudanças.

sábado, 28 de janeiro de 2012


Pets obesos: um reflexo da humanização?
Por Jéssica Ferrari no Itu.com





Os pets estão cada vez mais perto das famílias, e conquistam cada vez mais seu espaço de membro. A convivência já é tão próxima que até a alimentação deles não se restringe mais apenas as rações ou biscoitinhos feitos para animais. Eles querem e estão ganhando comida de humanos! A cena de um cãozinho lambendo um sorvete pode ser engraçada, mas é preocupante. Se o excesso de calorias pode fazer mal aos humanos, imagine aos animais.

Além de consumirem alimentos inadequados, muitos pets acompanham a rotina de sedentarismo de seus donos. As atividades de lazer que todo animal de estimação deve ter, como correr, brincar e exercitar seus sentidos – características próprias de um animal - estão sendo deixadas de lado. E assim, não há saúde que aguente.

Os números crescentes de animais domésticos obesos chamam a atenção dos especialistas no assunto. Segundo o relatório do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos, divulgado pelo laboratório Vetnil, estima-se que já sejam 40% os cães americanos e 20% os cães brasileiros com esse problema. No mundo ocidental, 25% de toda a população de cães e gatos possui peso acima do normal.

“A obesidade é a doença nutricional mais frequente de cães e gatos”, explica o médico veterinário e proprietário do Clube de Cãompo Hotel Fazenda para Cães, Aldo Marcellaro Júnior. Segundo ele, é possível estimar que se um cão ou um gato consumir regularmente 1% mais calorias que o necessário, ficará quase 25% acima do peso na meia-idade.

Mas não são só as gordurinhas salientes que preocupam. A quantidade de problemas de saúde que podem ser desencadeados pela obesidade nos pets também é grande: afecções articulares, afecções cardíacas, hipertensão, afecções respiratórias, diabetes mellitus, riscos anestésicos e cirúrgicos, interferência nos processos diagnósticos, esteatose hepática, incidência de neoplasias e menor resistência a doenças infecciosas, pancreatite e outras alterações. “A mortalidade é 50% maior em pessoas que estão 20% acima do seu peso ideal. Apesar desses valores não estarem bem estabelecidos nos cães, espera-se dados semelhantes”, conta o veterinário.

Segundo Marcellaro Júnior, a obesidade pode ser classificada como não complicada (resultante primariamente de um consumo calórico excessivo) ou complicada (que surge de outras causas e é necessário que se trate a causa primária). “Diversos fatores de risco contribuem para essa situação como genética, sexo, idade, atividade física e composição calórica da dieta”, afirma.

Meu pet obeso? Será?

Perceber que seu animal de estimação está acima do peso não é tão difícil, mas exige atenção quanto às características de cada raça. Para o veterinário Marcellaro Júnior, uma análise do score corporal do bichinho pode ajudar numa resposta mais precisa. Veja a tabela e mais informações!

Os pets também morrem pela boca e pela preguiça!

Para Marcellaro Júnior, a obesidade é uma condição de balanço energético positivo estocado sob a forma de gordura com efeitos deletérios à saúde. “A obtenção do peso ocorre quando é ingerido mais do que é gasto, o que pode gerar um desequilíbrio na balança de ingestão e gasto de energia”. Por isso a importância das atividades físicas para os bichos e do controle da alimentação deles.

Pode ser difícil resistir aos focinhos “pidões” quando se está a comer uma guloseima, mas pensar na saúde deles em primeiro lugar pode ser uma poderosa arma para sua resistência. E para ajudar seu pet a manter uma alimentação correta e saudável, você pode começar cortando alguns alimentos que não devem nem sequer passar perto deles. Veja lista de produtos perigosos, feita pela veterinária Amanda Carvalho!

O ideal, segundo Marcellaro Júnior, é fornecer somente ração seca de boa qualidade, que pode ser indicada pelo seu veterinário. Isto porque estas rações já são balanceadas com todos os nutrientes que o pet precisa para ter uma alimentação saudável. Evitar petiscos ou comida caseira que contenham muito sal ou gordura também auxilia. “Alimentos que contém açúcar ou principalmente chocolate são proibidos aos animais. Petiscos saudáveis como frutas não ácidas, talos de vegetais como cenoura ou brócolis podem substituir os petiscos industrializados”, explica o veterinário.

Quem também prejudica e muito a saúde dos animais domésticos é o tão conhecido amigo da sociedade moderna, o sedentarismo. O problema possui papel importante no desenvolvimento da obesidade de cães e gatos, ainda mais quando o animal possui a mesma rotina e alimentação do dono. “A maioria dos animais é obesa devido à superalimentação induzida pelo proprietário e/ou a quantidade inferior de exercícios”, explica Marcellaro Júnior. Para ele, cães que não têm a companhia de outro animal, têm uma maior chance de desenvolver a obesidade, pois não terão o hábito de brincar e pular, e com isto consequentemente gastar energia.

Para Marcellaro Júnior, temos que lembrar que existem vários meios de recompensar o cão, do que só com comida. Carinho, um longo passeio ao ar livre, interação com outros animais são ótimas formas de recompensas não alimentares.

Atenção ao tratamento!

Aos 09 anos o cãozinho Bidu da raça Dachshund, mais conhecida como salsicha, começou a apresentar um comportamento diferente, que chamou a atenção de sua dona, a estudante Isabella Boni. “Percebi que ele estava ficando mais preguiçoso, com dificuldade de executar alguns movimentos, e a aparência dele também mudou”, conta.

Preocupada, a jovem levou o animal ao veterinário, que diagnosticou a obesidade e sugeriu um tratamento específico que inclui um plano de perda de peso. “O tratamento indicado foi a introdução de uma dieta, na qual ele deveria comer uma fruta de manhã, no almoço uma vasilha pequena de ração - já que o Bidu é de pequeno porte - e à noite mais uma porção de frutas. Foi indicado também caminhadas, e como ele toma o remédio gardenal por ser epilético, uma diminuição na dose do medicamento”, descreve Isabella.

O tratamento foi seguido por 1 ano e meio, até que a família ganhou um novo cãozinho da mesma raça que Bidu. “A novidade dificultou a manutenção da dieta, por acharmos que ele ficaria com vontade ao ver o outro cachorro comendo. No entanto houve uma melhora na atividade física”, afirma a jovem.

Por não gostar de fazer caminhadas, Bidu foi incentivado a se movimentar por meio de brincadeiras e brinquedinhos de interação, como as bolinhas para pets. Apesar de não ter conseguido manter a dieta corretamente com o animal, Isabella conta que houve grande melhora nas ações dele. “Hoje podemos perceber que o Bidu está muito mais ativo’”, conclui.

O tratamento da obesidade, assim como de outros problemas de saúde dos animais, envolve modificação na dieta, plano de atividades físicas, esforço e cuidados do proprietário. Isso mesmo, a atenção do dono também é eficaz e ajuda muito na melhora do pet.

Segundo Marcellaro Júnior, há quatro estratégias que podem ser utilizadas para redução de peso: dieta hipocalórica, exercício físico, psicologia e medicamentos. Veja abaixo cada uma delas, explicados pelo veterinário:

Dieta + Exercício
A redução de peso requer que a energia ingerida seja menor do que a energia gasta. A perda de 1 quilo de tecido adiposo corresponde a um déficit energético de aproximadamente 7700 Kcal. Este déficit pode ser obtido por um decréscimo de energia ingerida e/ou aumento de energia gasta.

O exercício físico aumenta diretamente o gasto energético, inclusive durante o repouso. Aproximadamente 1 hora de exercício leve por dia, como caminhada, aumenta o gasto energético em aproximadamente 10% sobre uma taxa metabólica basal.

O exercício deve ser implementado gradualmente, iniciando-se com um nível tolerado pelo animal e proprietário, principalmente se houver problemas ortopédicos, cardiovasculares ou pulmonares. A natação pode ser uma alternativa à caminhada e algumas vezes é mais indicada para pacientes ortopédicos. Como a natação implica em maior gasto calórico por minuto que a caminhada, o animal poderá gastar a mesma quantidade de calorias em menos tempo de natação.

Psicologia
Muitas pessoas têm o prazer de alimentar seus animais de estimação condicionando-os ao consumo excessivo através do comportamento de “pedir alimento”. O compromisso do proprietário é o fator mais importante para o sucesso de um programa de redução de peso.

Medicamentos
São utilizados nos tratamentos das doenças metabólicas dos animais, como no caso de um eventual hipotireoidismo. Não há qualquer droga indicada para perda de peso em cães e gatos que tenha sido plenamente avaliada quanto à segurança e eficácia.

Deixar que seu animal de estimação entre de vez na rotina de sua família não significa tratá-lo como ser humano, ou enxergá-lo como tal. A humanização dos animais não deve ser baseada em excessos, e sim em cuidados especiais e muito carinho. Só assim os problemas dos humanos não atingirá os nossos amigos de quatro patas. Animal é companheiro, não um reflexo do dono!


EM SANTO ANDRÉ:

A Adotanimal, tradicional feira gratuita de adoção da cidade de Santo André (SP) começa 2012 com recorde de animais disponíveis para adoção. No total, 196 animais entre cães e gatos estarão à espera de um novo lar. A feira acontece no próximo domingo (29/janeiro/2012), das 10 às 15 horas no Parque Central, na Avenida José Bonifácio, s/nº, na Vila Assunção.
Serão 22 cães adultos e 135 filhotes, além de 29 filhotes de gatos e outros 10 adultos.

Os animais disponíveis para adoção diferem em raça, temperamento e idade. Veterinários e agentes da Gerência de Controle de Zoonoses estarão no local informando sobre os cuidados necessários após a adoção e dando orientações sobre a posse responsável e os cuidados necessários para os novos amigos adotados. Os interessados passarão por uma breve entrevista para avaliar as reais condições de adoção e se o perfil da pessoa se adequa aos padrões solicitados.
Os interessados passarão por uma breve entrevista para avaliar as condições de adoção e o perfil do adotante.

Como adotar
Para adotar um animal, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar RG, CPF originais e um comprovante de endereço. Antes de levar o animal escolhido, um veterinário da GCZ complementa as informações com orientações gerais sobre cuidados, alimentação, vacinas e dicas de educação. A adoção pode ser feita por intermédio das feiras do Adotanimal ou direto na GCZ, na Rua Igarapava, 239, Valparaíso.

EM BAURU:


Neste domingo (29/janeiro/2012), a Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos, das 9h às 16h. Os interessados em dar um novo lar para um “bichano” ou para um “melhor amigo” devem comparecer à sede do Centro de Controle de Zoonoses, na quadra 2 da rua Henrique Hunzicker, no Jardim Redentor.

A assessoria da prefeitura informou que serão cerca de 60 animais disponíveis e em condições de adoção, sendo 20 cães e 40 gatos. Esses animais foram recolhidos por estarem perdidos, terem sofrido maus tratos, além de outras condições de abandono.

A coordenação da Seção de Controle de Zoonoses ressaltou que os animais passam por avaliação clínica. Para adotar, os interessados deverão levar o CPF, RG e um comprovante de residência.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3103-8050.

Os animais deixam a feira ou o canil com o Registro Geral de Animal (RGA), castrados, vacinados, vermifugados, de banho tomado e com adereços. Os animais menores de cinco meses doados não são castrados, porém é obrigatória a castração quando atingirem a idade apropriada. Para quem adota um animal na feira de adoção ou na GCZ, a castração realizada pela prefeitura com convênio com a UIPA e Clínicas Veterinárias, será gratuita.

Posse responsável
O Projeto de Posse Responsável, criado em parceria com a Sabina, Escola Parque do Conhecimento, da Secretaria de Educação, tem como objetivo despertar nas crianças e adultos a preocupação com o bem-estar dos animais, o combate ao abandono, a importância da atenção aos cuidados necessários para a boa saúde do animal e, consequentemente, da sociedade.

Escolas particulares e públicas agendam e participam de aulas focadas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, com aulas direcionadas para abordagem exclusiva desses assuntos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Paulistanas conseguiram donos para 4.200 gatos abandonados.


Em 2003, Susan Yamamoto, 35, e Juliana Bussab, 35, receberam um e-mail que dizia que uma protetora de animais, sem recursos financeiros para continuar cuidando de 44 gatos, havia soltado os bichanos na rua de uma só vez. Com a ajuda de um grupo de amigos, elas resgataram os animais, alugaram dois apartamentos em Osasco, cuidaram de cada um deles e batalharam para que fossem adotados.

Essa foi apenas uma das ações realizadas pela dupla desde que montaram o site Adote Um Gatinho e que está relatada no livro "Gatos Sortudos - Histórias Emocionantes de Bichanos Resgatados" (ed. Livros de Safra, 224 págs., R$ 35), lançado em dezembro passado.

Juliana Bussab, 35, e Susan Yamamoto, 35.


Juliana Bussab, 35, e Susan Yamamoto, 35, fundaram a ONG Adote um Gatinho, que já destinou cerca de 4.200 animais
As duas jornalistas se conheceram em 2002 numa comunidade virtual que reunia interessados em castrar os gatos do parque próximo de onde moravam. Com o tempo, notaram que tinham a mesma paixão por felinos e o trabalho tomou fôlego. "A ideia inicial era castrar e devolver os gatos ao parque, mas ficamos com dó de deixar os filhotes, então começamos a abrigá-los em nossas casas", diz Susan.

Em 2007, o trabalho ficou mais organizado e elas viraram uma ONG. A entidade, que já fez com que cerca de 4.200 gatos fossem adotados (uma média de 60 por mês), hoje conta com 50 voluntários.

"Eles podem abrigar gatos, oferecer transporte, participar do bazar, responder e-mails e até confeccionar produtos que levam a nossa marca", conta Susan. Dos 350 gatos que estão atualmente à espera de um lar, apenas cem ficam no abrigo. O restante é cuidado pelos voluntários, nos chamados "lares temporários".

Bell Adeira, 45, administradora e voluntária da ONG há quatro anos, já chegou a cuidar de 15 gatos ao mesmo tempo em sua residência. "Não é fácil dizer adeus a um animal que ficou na sua casa, muitas vezes eu choro, mas é preciso desapegar."

Antes da adoção, os bichos são avaliados por um veterinário da entidade. Se for constatada alguma doença --muitos chegam gripados ou com diarreia--, é iniciado o tratamento. Depois disso, o gato é vermifugado, vacinado e, por fim, castrado.

Os queridinhos

Os gatos mais procurados no Adote um Gatinho são os filhotes e os de cor clara. Amarelos, brancos, siameses, azuis e "sialatas" (siamês com vira-lata) não demoram para conseguir um lar.

Por outro lado, os adultos, os pretos e brancos ou os chamados "escamas de tartaruga" (mesclados) ficam mais tempo na espera. Segundo Susan, o problema é maior com os gatinhos pretos. "Acham que dá azar. Se fosse assim, eu estaria perdida, pois tenho três."

Quem pode adotar

O formulário de adoção tem questões do tipo: "Qual o motivo pelo qual decidiu adotar um gato?" e "O que vai fazer se engravidar ou se o gato arranhar seu filho?". O candidato deve ter condição financeira para cuidar do felino, garantindo vacinas anuais, visitas ao veterinário e ração de qualidade.

Além disso, é obrigatório que a pessoa tenha um lar seguro. Apartamentos devem ter redes de proteção em todas as janelas. Candidatos que moram em casas são mais rejeitados porque os animais podem fugir mais facilmente.

Fonte: folha.com - Katia Lessa

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012



Ao contrário do que muita gente pensa, entre outras qualidades, os gatos são carinhosos, companheiros e inteligentes. Bom, temos mais uma notícia boa sobre nossos felinos. Pesquisadores da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, descobriram que um gatinho pode salvar sua vida. Segundo a pesquisa realizada, ter um gato como animal de estimação reduz em 30% o risco de você ter um ataque cardíaco.
Os pesquisadores acreditam que ter um felino em casa é relaxante e alivia o estresse -– um dos principais fatores de risco dos problemas cardiovasculares.


A pesquisa também foi feita com quem tem cachorros. Os resultados foram apresentados durante a Conferência Internacional sobre Infarto da Associação Americana de Infarto, em Nova Orleans. Ao todo, 4.435 americanos, com idades entre 30 e 75 anos, foram acompanhados. Segundo os dados, 2.435 eram donos de gatos, ou tinham tido um felino no passado.

Fonte G1

sábado, 21 de janeiro de 2012




Conhecida pela fama de sacrificar animais e pela folclórica “carrocinha”, Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do GDF faz campanha contra o abandono e estimula a adoção dos bichos, em especial cães e gatos

Quando se fala em cães, gatos e demais animais de estimação, a palavra “carrocinha” costuma assustar donos e simpatizantes. Mas o antigo e folclórico serviço do departamento de Zoonoses, que recolhia os bichinhos nas ruas e os levava presos para serem, muitas vezes, sacrificados, hoje está longe de ter esse propósito como prioridade. No Distrito Federal, o trabalho da Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, é voltado a ações de estímulo à adoção e de conscientização das pessoas sobre como tratá-los – além do cuidado, controle e prevenção de doenças virais como raiva e leishmaniose.

De acordo com a diretora de Vigilância Ambiental em Saúde, Regina Scala, os períodos de festas e férias são os mais propícios ao abandono de animais, especialmente nos meses de janeiro, julho e dezembro. Diferentemente do que era observado anos atrás, entretanto, os cães e gatos deixados nas ruas não são mais recolhidos, salvo algumas exceções. “As pessoas pensam que largando seus bichos eles serão levados para a Zoonoses, mas isso não ocorre mais. Percebemos que o trabalho não tinha o resultado esperado e ainda por cima incentivava esse ato de abandono”, explica Regina Scala.

A mudança da prática se deu porque, antes, acontecia muito das pessoas viajarem, deixarem seus bichos de estimação na rua e terem a certeza de que, ao retornarem para casa, poderiam ir buscá-los no setor de Zoonoses e tê-los de volta mediante o pagamento de uma pequena multa. Hoje, quem fizer isso pode ser indiciado por crime, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 – que coíbe os maus tratos – e ainda por cima corre o risco de vê-los sendo encaminhados para um novo lar, por meio da adoção.

Segundo a diretora, esta tem sido a melhor alternativa para conscientizar a população. Mesmo assim, vários cães e gatos ainda vão parar no setor de Zoonoses porque são abandonados à própria sorte e não mais procurados pelos donos.

Outro serviço feito pelo departamento mediante regras claras é o de atendimento aos animais que apresentam sintomas de doenças tidas como prejudiciais para a saúde da população. Conforme informações da diretora, muitos donos acabam levando seus bichinhos até lá para se livrar de possíveis problemas que necessitam cuidados mais atentos ou por estarem com idade avançada. A diretoria, no entanto, não os recebe nessas situações, uma vez que o objetivo do trabalho realizado é recolher apenas os que possuam distúrbios comportamentais ou de saúde.

Adoção – São oferecidos às pessoas interessadas os bichos abandonados – e que têm de ser recolhidos – considerados dóceis e saudáveis. Eles são submetidos, primeiro, a consulta veterinária e, se tidos como aptos, são oferecidos para adoção. A Zoonoses incentiva pessoas que queiram adquirir um animal de estimação a ir até lá e conhecer os bichinhos disponíveis, tanto filhotes como adultos, com ou sem raça definida (SRD, popularmente conhecidos por vira-latas), prontos para dar e receber carinho de seus futuros donos.

Para a diretora, os animais de mais idade têm dificuldade para serem adotados, porque é comum as pessoas preferirem os mais novos. Quando se tratam de filhotes que ainda estejam amamentando, quem estiver interessado em adotar só pode levá-los para casa se quiser, também, os irmãos e a mãe. Caso contrário é preciso aguardar o período de desmame para buscá-los.

Crime – “Quando as pessoas pegam um animal para criar não se atentam que ele irá crescer, envelhecer e ficar doente. Por isso, antes de adquirir o bicho, a pessoa tem que pensar nas obrigações que terá com ele”, afirma Regina. “Não é como uma criança, que cresce e logo fica independente. O animal precisa do dono e de seus cuidados por toda a vida. Por isso, todos devem lembrar que terão a responsabilidade por, pelo menos, dez ou 15 anos”, completa.

Por conta disso, o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98 considera o abandono de animais como um tipo de mau-trato e prevê pena de seis meses a um ano, com acréscimo de um sexto do tempo em caso de reincidência.

Saúde Pública – Hoje, o trabalho mais desempenhado pela carrocinha do setor de Zoonoses, no DF, é recolher os animais quando esses se tornam um risco para as pessoas, como em ataques de cães agressivos. Outro caso que pode levar ao acionamento do serviço é o de animais com doenças virais causadoras da raiva e da leishmaniose. Nessas situações, os agentes vão até as áreas de risco e verificam se são apresentadas características das doenças. Os donos também podem chamar os técnicos do setor para que sejam realizados exames comprovando ou não a hospedagem dos vírus.

Se comprovada a doença o bicho é recolhido, mas nem sempre sem problemas. Em muitos casos, os proprietários não aceitam entregá-los e a Zoonoses não pode levá-los à força. “Muitas vezes um animal de estimação tem leishmaniose, mas como não apresenta sintomas, os donos acham que não devem entregar. Passados alguns dias e identificados os sintomas, os próprios donos nos ligam pedindo que os busquemos”, conta a diretora.

Quando há, por parte do próprio dono, suspeita de alguma doença do animal, o procedimento da Zoonose costuma ser o seguinte: primeiro, o departamento realiza dois exames. Depois, é solicitado um terceiro, se necessário, por uma clínica particular, cujo pagamento sairá do bolso do proprietário.

Após ser recolhido, o bicho de estimação considerado doente fica em observação até que o vírus apresente os sintomas da doença. Depois de alguns dias, se for leishmaniose a doença que o acomete, será sacrificado, porque não existe tratamento ou cura definitiva. O processo é realizado por um veterinário, mediante sedação e aplicação de droga que faz parar, em poucos instantes, o coração e a atividade respiratória do animal, de forma a evitar maior sofrimento em decorrência da doença.

Prova de amor – Como todo mundo que já teve ou tem um bichinho de estimação sabe do amor que esses seres despertam nas pessoas, a diretora conta que, se por um lado não é difícil aparecer gente na porta da Zoonoses querendo se livrar de seus animais, também é grande o número de pessoas apaixonadas por eles e que vão até o local na tentativa de recuperá-los.

São pessoas como o pai de família Antonio Gonçalves, cujo cão desapareceu no último final de semana. Gonçalves foi até lá na esperança que ele tivesse sido recolhido pela carrocinha e pudesse levá-lo para casa, o que acabaria com as lágrimas da filha, de dez anos. “Minha filha tem chorado muito. Por isso, minha esposa pediu para vir aqui”, enfatizou, chateado porque o cachorro não foi localizado.

O gesto do pai de família reproduz uma cena que vem de tempos remotos. Desde que cães, gatos e outras espécies abandonaram a selvageria para viver dentro das casas e se tornaram companheiros e protetores de seus donos, esse tipo de amizade passou a ser cultivada para a vida inteira.

Correio do Brasil - Suzano Almeida, da Agência Brasília

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012





O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta terça-feira (17) o programa de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos da Região do PAC Anhumas.Devem ser esterilizados cerca de mil animais que vivem nas áreas de abrangência dos centros de saúde do bairro São Quirino, 31 de Março, Boa Esperança e Conceição.O CCZ estima que hoje existam 170 mil cães, a maioria domiciliada.

A campanha é voltada para animais que possuem donos, mas a proposta é reduzir o abandono e o número de cães que nascem de ninhadas indesejadas, além de aumentar o vínculo do proprietário com seus animais.


Cadastro
Os proprietários de animais interessados devem se dirigir às unidades de saúde para efetuar o cadastro. Até sexta-feira (13), quatrocentos animais já aviam sido cadastrados com seus animais.
Após o cadastro, o morador deve aguardar um telefonema do Centro de Saúde para saber quando levar o cão ou gado.

Viracopos
Em 2011, 1,2 mil cães e gatos que vivem na região do Aeroporto de Viracopos foram esterilizados.

Fonte: EPCampinas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012



Antes da notícia uma pergunta básica: "Se as autoridades não se preocupam com a saúde humana, terão tempo para pensar nos animais?"

SÃO PAULO - A notícia de que um gato morreu vítima do vírus da raiva em São Paulo deixou autoridades de saúde preocupadas. Há quase 30 anos a cidade não registrava casos da doença.A suspeita é que o vírus tenha sido transmitido por um morcego que se alimenta de frutas e que poderia estar numa das árvores de Moema, um bairro de classe média alta, conhecido pela quantidade de animais domésticos.
A vacinação de cães e gatos está suspensa na cidade porque a vacina matou alguns animais, mas a raiva ainda é uma ameaça no país, porque o vírus circula por vários estados.
Desde 1983, não era registrado um caso de raiva em animais na capital paulista. Segundo a prefeitura de São Paulo, em outubro do ano passado um gato morreu. A dona, desconfiada, levou o corpo do animal para fazer exames na Universidade de São Paulo (USP). Os exames indicaram que o gato tinha contraído o vírus da raiva.
- A gente fez quatro provas em série e todas resultaram positivas para o vírus da raiva. Isso, associado aos sintomas que ele teve e ao histórico epidemiológico, dá grande segurança de que era raiva, de fato - afirma Paulo Eduardo Brandão, virologista da USP.
A suspeita é que o vírus tenha sido transmitido por um morcego. - Possivelmente o morcego que se alimenta de frutas acabou contraindo raiva e tende a ficar paralítico. Incapaz de voar e se movimentar, ele cai ao chão. O gato possivelmente foi tentar capturar esse morcego caído que, para se defender, possivelmente mordeu o gato e inoculou o vírus da raiva nesse gato - acrescenta o virologista Paulo Eduardo Brandão.

Em cães e gatos os sintomas são: agressividade, salivação abundante e dificuldade para engolir. O cachorro ainda muda o latido. No ano passado, a vacinação contra a raiva atrasou em São Paulo e muitos donos pagaram para imunizar os animais. O Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das doses, admite dificuldades.
- No ano de 2010, a vacina que era utilizada apresentou problemas porque vários animais, principalmente gatos e cachorros de pequeno porte, apresentaram reações graves, alguns inclusive com morte do animal. Com isso, o ministério suspendeu a vacina. Em 2011, foram realizados testes de segurança nessas vacinas. Foi mudado o processo de fabricação para que a gente tenha uma vacina mais segura - explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Segundo o ministério, ocorrem por ano no país cerca de 70 casos de raiva em animais. A raiva é transmitida por cães, gatos ou morcegos quando mordem ou arranham. A pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar os serviços de saúde. - A raiva sempre mata. Um caso de raiva é sempre letal. Em seres humanos, os sintomas são bastante inespecíficos no começo. Pode ser uma dor de cabeça ou uma sensação de coceira no local da mordida. Isso acaba evoluindo para convulsões, alucinações, paralisia e sempre coma e morte - alerta Paulo Eduardo Brandão, virologista da USP.
O Ministério da Saúde informou que dois milhões de doses da vacina contra a raiva foram enviados para São Paulo no início deste mês. A previsão é que o estado receba 7,5 milhões de doses, mas ainda não há data para a campanha de vacinação. No ano passado, dois casos de raiva humana foram registrados no Maranhão.

Fonte: Agência Globo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


É hoje, dá tempo,corre...


A ong A3 - Associação Amigos dos Animais e o Centro de Controle de Zoonoses de Itabuna promovem no sábado (14/01) mais uma feira de adoção, uma atividade em defesa dos animais de estimação que foram abandonados nas ruas da cidade.

A feira terá filhotes e adultos, cães e gatos, na praça Otávio Mangabeira, das nove da manhã às seis da tarde. No primeiro evento, realizado no mês passado com apoio da rádio Morena FM 98.7 e do jornal A Região, foram doados 21 animais.

A presidente da associação, Juliane Ramos, informa que a feira de adoção é apenas uma das ações de proteção aos animais que vem sendo desenvolvidas em Itabuna.

Na última quarta-feira, a A3 promoveu a primeira etapa de castração de gatos. A proposta visa o controle da natalidade dos bichinhos e também conscientizar os donos de animais para não abandoná-los, mesmo se estejam doentes.

Juliane diz que o Centro de Zoonoses tem recebido, diariamente, uma média de 15 gatos famintos e doentes, abandonados nas ruas de Itabuna.

Fonte: A Região (Itabuna-BA)


Para os mineiros de Beagá duas feiras simultâneas:

A primeira  feira de Adoção será realizada no PET SHOP DO BEL

na rua José Clemente Pereira, 566 - Bairro do Ipiranga -

maiores informações pelos telefones 3423-6091 e 2516-8990 (Saiba mais, clicando aqui)

A segunda feira de Adoção será realizada no CCZ - CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES

localizado à rua Edna Quintel. 173 - São Bernardo -.

informações pelos telefones 3277-7411 E 3277-7413  (Saiba mais, abrindo link, clicando aqui)

Em Campo Grande MS, a ONG Abrigo dos Bichos promove neste domingo (15), o “Domincão de Adoção ”, uma feira de adoção de cães e gatos. A Feira será realizada no estacionamento da Clínica Veterinária e Pet Bourgelat, na Avenida Mato Grosso, nº 1291, a partir das 8 horas da manhã.

Os animais para adoção que foram resgatados das ruas e do Centro de Controle de Zoonoses - CCZ pela ONG, foram tratados nas clínicas parceiras antes de serem liberados para a adoção. Estima-se um número de 70 cães e gatos para adoção.

De acordo com a assessoria, a ONG completou em 2011 seus 10 anos na luta à proteção e bem-estar animal e deseja começar 2012 com a mesma força. Suas atividades englobam desde o resgate de animais que sofrem maus-tratos e abandono pelos seus donos à conscientização da população quanto à profilaxia das mais preocupantes doenças que acuminam a cidade como Leishmaniose, Cinomose e Parvovirose.

No ultimo mês do ano de 2011, a ONG Abrigo dos Bichos participou como convidada ao Feirão de Automóveis, no Centro de Convenções Albano Franco, onde conseguiu doar cerca de 50 cães nas duas edições. (Roberta Cáceres do Midia Max)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012




ATENÇÃO PROTETORES E DEFENSORES, ANTES DE CONCEDER A ADOÇÃO...VERIFIQUEM, SE O NOME DO ADOTANTE NÃO CONSTA DESTA LISTA QUE CIRCULA NA NET. COMPARTILHEM!
_____________
ADOTANTES DA PENHA-RJ
Usam gatos brancos filhotes para treinar pitbulls.
_____________
ADRIANA Mesquita, RJ - 21 2792-XX99.
Quer adotar um gato. Diz que adora gatos, que seu gato foi roubado, que deixa o gato sair para a rua, diz que faz parte da vida o gato ser roubado, envenenado, atropelado, é assim mesmo, "acontece".
_____________
AILTON - 21 2675-XX76 RJ cyclopy1285@hotmail.com
Quer uma fêmea de pastor suíço branco de qualquer idade, sem castrar, porque o macho que tem, "é muito solitário e ainda é virgem"
_____________
ALEXANDRE MARIANO RODRIGUES (FILLINGS)
21 9158-XX10 / 2757-XX28 - pqdrodrigues@oi.com.br
Procura por cães de qualquer raça, principalmente pitbull, rottweiler, husky, samoieda e são bernardo, e os vende. Desconfia-se de que seja também criador. Diz ter quintal e uma filha de 5 anos. Adotou duas cadelas de uma protetora e em mês já sumiu com as duas, diz que desaparecerem, mas é impossível! Fiquem alertas com ele!
_____________
ANNA CAROLINA e o marido JORGE - São João de Meriti
Quer cães para começar uma criação. Adotou 2 vira latas e as devolveu alegando um motivo mais bobo que o outro. Agora decidiu que quer criar cães de raça para vender para pet shop. Falei que criar cães é hobby e que não dá lucro, só despesas, mas ela não pretende fazer nada respeitoso. Então abram o olho.
______________
ANDERSON - 21 9510-XX79 - Procura por PIT macho, jovens, se diz protetor de animais, que trabalha com uma ONG de SP, o que é uma inverdade. Tem uma PIT fêmea e acredita-se que queira iniciar criação.
______________
BELEZA (José Ferreira da Silva ou Zezinho )
Petrópolis– RJ - B.São Sebastião - Ladeira Adão Brand, próximo à pedreira. Tem um bar chamado São Jose. Adota cadelas e as submete a indizíveis maus tratos. Há suspeita de zoofilia.
______________
BETY bettyv@furb.br - Adota cadela de raça para procriação, dizendo que "os amigos gostariam de ter um filhote".
______________
CAINAIA - Ipanema-RJ - R. Prudente de Moraes
Essa pessoa que está tentando adotar um gatinho tem um filho de 2 anos que é um projeto de psicopata. O garoto joga objetos pesados em cima dos gatos, tenta atropelá-los com carrinhos de feira, enfim, é um perigo. E ela acha tudo isso bonito.
______________
CELIA, conhecida na Internet como MEL Bento Ribeiro - RJ
22 - 2450-XX74 - Quer uma gata ou gato, para caçar ratos.Disse que o vizinho coloca veneno e já matou 3 gatos que ela arrumou, mas diz querer irritá-lo, arrumando confusão com ele, pois ele vive reclamando dos gatos que ela arruma. Disse preferir ter gatos do que ratos, com a vantagem de que nem precisa alimentá-los, porque eles comem ratazanas...
______________
CINTIA - Botafogo/ Humaitá, na Desembargador Burle, e está para se mudar para Copacabana. É uma pessoa desequilibrada aparentemente. Soube que jogou um cachorrinho pela janela, porque ficou com raiva que ele teria comido uma conta dela. Enfim, está sob suspeita. Ela está querendo adotar de novo. Tenham cuidado.
______________
CYNTIA DINIZ OLIVEIRA - cyntiadinizoliveira@hotmail.com
Procura por cadela sem castrar e diz que vai ficar com todos os filhotes...
______________
CONSUELO - Meier - R.José Bonifácio - 21 3822-XX39
Ela tem mais ou menos 50 anos, é muito simpática e parece gostar dos animais. Anda com uma reportagem de um jornal com uma foto de duas cadelas SRD e procura cadelas parecidas com as da foto. Quero deixar bem claro que a conheço muito pouco, mas ela costuma adotar as cadelas e devolve logo depois, alegando que os vizinhos estão reclamando que elas avançam ou destroem utensílios deles -- parece que o quintal é área comum. Se ela usar o meu nome pedindo cães, não doem.
______________
CROMWELL - Jacarepaguá –RJ - Procura por um gato para seu filho de 15 anos. Na ligação o garoto berrava que queria um gato em franco descontrole emocional. Cuidado com esta doação.
______________
EDUARDO FROTA - dudafrota@globo.com
Cuidado ao doar para ele, que está procurando por um gato todo cinza, sem castrar. Pode ser um criador.
______________
ELIZABETH TROJAN - elisabethtrojan@bol.com.br - eot@ig.com.br
Vende animais para sacrifício, no Orkut
COMUNIDADE: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=73118&tid=2489292538584425263
_______________
ERICA DA COSTA - Quer um macho de siamês para cruzar pois ela já adotou 2 fêmeas e me disse que queria um macho para cruzar com a gata da sogra dela
_______________
FABÍOLA - Vila Isabel - Rua Torres Homem
21 2577 - XX83 - Ela procura por filhotes, adota, fica 1 semana para o filho dela brincar e depois devolve.
_______________
FELIPE e ROBSON - 21 3241-XX38 / 21 8896-XX00
Estão atrás de reprodutores. Procuraram por cocker macho
_______________
FERNANDA BARBOSA RIBEIRO - Inhaúma-RJ
maltrata animais, deixa amarrado sem comida, no sol, chuva. Adotou um poodle de rabinho adulto e com a vizinha cortou o rabo do bichinho com tesoura de cozinha que se usa para cortar ossos, e ficou rindo enquanto o animal se debatia de dor e morria se esvaindo em sangue. Enfim ela foi denunciada.
________________
FREDERICO - Botafogo – R.Real Grandeza - Quer gato filhote para o filho, mas não vai fazer nada para manter o animal protegido, dentro de casa. Diz que não quer "gato de apartamento, de madame, que usa sapatinho e é tratado como gente".
________________
GABRIELA GUIMARÃES - gfrancag@hotmail.com
Disse que adotaria um poodle resgatado, desmarcou a retirada dele algumas vezes, atrapalhou a doação para outras pessoas e, no final, o marido veio buscá-lo. Em seguida ela telefona, histérica, dizendo que não ficaria com o cão porque o achou grande. Marcamos a devolução para a segunda-feira porque ninguém estaria na casa no domingo, mas o animal amanheceu no local, amarrado pelo pescoço, ao tempo, sem água nem comida.
________________
GILSON - 21 9988-3225 - Procura por LABRADORA não castrada para cruzar E procriar com o Labrador do amigo, que mora em Niterói.
________________
GRACIA- RJ / RJ - Rua Benjamin Constant, ap.
Esta senhora tem a mania de adotar cães e depois os devolve fazendo chantagens. A princípio, se diz apaixonada por animais e depois de uns 15 dias ela liga dizendo que está passando mal e está indo para o hospital Pede pra irmos imediatamente buscar o animal. Ela grita, xinga o animal de tudo quanto é nome, além de ameaçar matá-lo. A última cadela retirada da casa dela estava amedrontada e agressiva.
________________
ILANDRA - Ela diz que possui um espaço enorme, o que é verdade. Mas o animal fica preso dentro de um espaço pequeno, passando fome e sede. Doamos um boxer, mas algo nos incomodou. Dois dias depois, voltamos ao local e constatamos os maus tratos. O pobre, além de tudo, estava crivado de carrapatos.
________________
JORGE e a esposa ANNA CAROLINA - São João de Meriti
Quer cães para começar uma criação. Adotou 2 vira latas e as devolveu alegando um motivo mais bobo que o outro. Agora decidiu que quer criar cães de raça para vender para pet shop. Falei que criar cães é hobby e que não dá lucro, só despesas, mas ela não pretende fazer nada respeitoso. Então abram o olho.
________________
JOSÉ FERREIRA DA SILVA (vulgo Beleza ou Zezinho )
Petrópolis– RJ - B.São Sebastião - Ladeira Adão Brand, próximo à pedreira Tem um bar chamado São Jose Adota cadelas e as submete a indizíveis maus tratos. Há suspeita de zoofilia.
________________
JOSUEL CORREA DA SILVA e MARILENE - 21 3208-XX74 / 21 8781-XX08
A Marilene adotou um cão e o abandonou nas ruas de Copacabana. O animal estava muito magro, com secreção no nariz e olhos e está internado novamente. O termo de adoção estava no nome do marido dela, Josuel. Ela foi longe demais! Jogou o cãozinho na rua, quando poderia ter nos contatado e devolvido.
________________
JUAREZ - Carangola – Petrópolis-RJ - Quer adotar um filhote e pediu ajuda para o cão de um amigo, que está com um problema na perna e terá que amputá-la. Isto sem consultar nenhum veterinário. Procurando ajudar o animal, liguei para um veterinário e acabei descobrindo que o 'amigo dele' é ele mesmo. Para o que ele quer o filhote? Fiquem atentos, ele sabe conversar
________________
JUSSARA - jussarasava@terra.com.br
Procura por fêmeas caninas de raça para "tirar cria".
________________
LETÍCIA CAMPELO - Santa Rosa - RJ
letygirl_lele@yahoo.com.br
Quer uma labradora, não castrada para poder reproduzir...
________________
LÓTUS BRAGANÇA - Ipanema - RJ - Apart Hotel
Adotou um gato e 5 meses depois disse que não o queria mais,e que iria dar para a faxineira para caçar ratos. Fui correndo buscá-lo. Agora soube que procurou outros protetores e contando suas mentiras adotou outro. ATENÇÃO!!!!
________________
MADALENA FRANCO, também conhecida como MARIA MADALENA SARAIVA - Niterói-RJ - Bairro do Fonseca - R.Noronha Torrezão
21 2715-XX02 - mariamadalenasaraiva@bol.com.br ou nena_icarai@hotmail.com - Quer adotar todos os animais que aparecem. Diz que é pra parentes. E não os quer castrados. Conta histórias incoerentes e sem sentido. Não sabe qual animal quer. Pode ser que esteja querendo animais para procriar, ou sabe-se lá o que se passa na cabeça dela. Então muito cuidado com ela.
________________
MARCELLE - Magé - RJ - celerj1985@hotmail.com
Quer adotar um poodle, mas pediu para não ser castrado.
________________
MÁRCIA - Niterói-RJ - Rio do Ouro - 21 3709-XX48
Ela procura por um poodle. Na entrevista, disse que já teve um cão, que morreu atropelado, pois gostava de correr atrás de carros - o cão ficava solto nas ruas.
________________
MARCIA FIGUEIREDO SOUZA - Médica
Pede 2 cães filhotes, mas não vai buscar. Quando se liga pra ela, diz que já arrumou e que os animais são para crianças. Só que ela não tem criança. Para quem ela dará os animais ? É um risco, porque pode estar levando para testes no hospital, uma vez que é médica.
________________
MARIA - Ipanema – RJ - 21 2247-XX29
Ela é portuguesa. Adotou um gato e ligou pedindo um cão porque o felino caiu pela janela. Enquanto procurava pelo animal pedido fiquei sabendo, por outra Protetora, que ela tinha adotado e devolvido um cão. Depois fui saber que o gato não caiu da janela, e sim o marido dela o jogou, porque os dois são alcoólatras.
________________
MARIA MADALENA SARAIVA, também conhecida como MADALENA FRANCO - Niterói-RJ - Bairro do Fonseca - R.Noronha Torrezão
21 2715-XX02 - mariamadalenasaraiva@bol.com.br ou nena_icarai@hotmail.com - Quer adotar todos os animais que aparecem. Diz que é pra parentes. E não os quer castrados. Conta histórias incoerentes e sem sentido. Não sabe qual animal quer. Pode ser que esteja querendo animais para procriar, ou sabe-se lá o que se passa na cabeça dela. Então muito cuidado com ela.
________________
MARILENE e JOSUEL CORREA DA SILVA - 21 3208-XX74 / 21 8781-XX08
A Marilene adotou um cão e o abandonou nas ruas de Copacabana. O animal estava muito magro, com secreção no nariz e olhos e está internado novamente. O termo de adoção estava no nome do marido dela, Josuel. Ela foi longe demais! Jogou o cãozinho na rua, quando poderia ter nos contatado e devolvido.
________________
MEL (nome que a CELIA usa na Internet ) Bento Ribeiro - RJ
22 - 2450-XX74 - Quer uma gata ou gato, para caçar ratos.Disse que o vizinho coloca veneno e já matou 3 gatos que ela arrumou, mas diz querer irritá-lo, arrumando confusão com ele, pois ele vive reclamando dos gatos que ela arruma. Disse preferir ter gatos do que ratos, com a vantagem de que nem precisa alimentá-los, porque eles comem ratazanas...
________________
MYRIAM - Jacarepagua - RJ - 21 3344-XX24
Quer adotar gatos, mas os coloca em abrigos quando ficam velhos.
________________
MÔNIKA - monikafb@gmail.com - Quer adotar gatos, admite nada entender da espécie, parece não levar a sério a instalação dos equipamentos de segurança e se recusou a ser orientada pela Protetora. Se diz Veterinária.
________________
MULHER DO LEBLON - Leblon - 21 2259-XX26
não se identificou, mas o tel.dela foi capturado pelo identificador de chamadas. Quer adotar um gato preto com olhos verdes, filhotão. Disse ser contra ração (ia alimentar com sardinha e comida), garantiu que vacinas são inúteis porque quando o gato tem que morrer morre mesmo vacinado; disse ser contra tela nas janelas (mora no nono andar do prédio), porque "gatos têm 7 vidas".
________________
NEIDE - Sta Clara, Copacabana
Uma pessoa de confiança confirmou que esta senhora "muito gentil e interessada em animais", que diz doar animais Abandonados e arrumar castração gratuita, simplesmente os mata.Esta pessoa chegou a ver três animais mortos em suas mãos (gatos e cão).
________________
NOÉLIA LIMA DE OLIVEIRA - Niterói - RJ
noeliabruxa@hotmail.com - http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=18082017022114766858
Ela vai ao CCZ de Niterói, tentando adotar e ajudar, mas é criadora. Procurou por uma Teckel sem castrar e agora está vendendo filhote de Schnauzer em seu profile no Orkut. Ainda teve a cara de pau de postar na comunidade da ACCG um pedido de Rott ou Doberman.
________________
ROBSON e FELIPE - 21 3241-XX38 / 21 8896-XX00
Estão atrás de reprodutores. Procuraram por Cocker macho
________________
SÉRGIO LUIZ JOSÉ DA ROCHA - Méier - Rua Cônego Tobias RJ
21 - 2269-XX26 - silvana_br@ig.com.br / niviansr@hotmail.com
Quer uma Gata Persa filhote sem castrar e já tem um gato macho. Ele pode estar querendo iniciar um negócio.
________________
SORAIA GRAÇA – Veterinária - Rio das Flores – RJ
Adotou um Labrador macho, sofrido e dócil e o colocou junto de um casal da mesma raça, que tinha em casa. Só depois que o macho do casal matou o novo cão a dentadas é que soubemos que ele implicava com o recém chegado desde o primeiro dia; e que ele é violento, matando até 15 galinhas a dentadas, diariamente – e a médica nada faz a respeito. Aliás, foi super fria quando confirmou a morte do cão adotado.
_________________
ZEZINHO (ou Beleza ) José Ferreira da Silva - Petrópolis– RJ - B.São Sebastião - Ladeira Adão Brand, próximo à pedreira Tem um bar chamado São Jose. Adota cadelas e as submete a indizíveis maus tratos. Há suspeita de zoofilia.
_________________
DONA EVELYN, FRANKLIN E APOLÔNIA - Rio de Janeiro - São Conrado e Ricardo de Albuquerque Recebem cães e gatos em suas clínicas em São Conrado e Ricardo de Albuquerque, e até vão buscá-los em sua viatura, dizendo que os animais vão para um sítio ou para um abrigo, e logo os animais são sacrificados naclínica em Ricardo de Albuquerque