terça-feira, 23 de outubro de 2012











A Toyota pegou carona no sabido potencial de viralização que vídeos com gatos têm na internet e lançou um filme publicitário com um bichano para promover o Corolla 2013.









No  comercial, criado pela agência Saatchi & Saatchi de Auckland para ser veiculado na Nova Zelândia, um gato começa a orquestrar diversos tipos de "acidentes" para poder passar mais tempo dentro do carro. E, é claro, a cada ato suicida, "uma de suas vidas" se vai.



A propaganda traz a assinatura "Feels good inside" e, mesmo não destacando muito do design do carro, deve dar exposição à marca e ao seu novo modelo.


Mas por falar em pets envolvidos na publicidade, quem não se lembra do cãozinho da Cofap?.




Criadas na década de 90 pela W/Brasil, as peças publicitárias fizeram enorme sucesso. Dizem que o Teckel ou Dachshund, astro principal da propaganda dos amortecedores, foi indicado por sugestão do proprietário da Cofap senhor Roberto Kasinski.

Vale dizer que a publicidade fez tanto sucesso que até hoje o cão é carinhosamente chamado de Cofap em qualquer pet shop.

O cão da propaganda morreu em 2006 com 17 anos de vida.

Vejamos esse astro em ação:



 Fonte: exame.abril.com/Cofap

segunda-feira, 22 de outubro de 2012






Importante: Isso não é um problema só da cidade do Crato; acontece em todo o Brasil.


Os animais errantes ficam sujeitos a maus-tratos e podem ser tornar vetores de zoonose. 

Problema é causado pela posse irresponsável dos donos

Atualmente, sem os serviços de captura dos animais abandonados nas ruas e avenidas do Crato, a população do município enfrenta adversidades geradas pela posse irresponsável de cães e gatos. Os bichos ficam expostos a maus-tratos e podem ser tornar fontes de zoonose no ambiente.

O número estimado da população animal é 19.420, sendo 15.020 cães e 4.400 gatos. Apesar da Secretaria de Saúde do Estado recomendar que haja um senso oficial em todos as cidades, no município ainda não existe nenhuma campanha ou projeto de controle da natalidade, por meio do setor público.

Segundo a Associação de Proteção à Vida (Aprov), a reprodução descontrolada é um problema grave que deve ser inspecionado. Para a entidade, que existe desde 2009 e executa ações sobre a posse responsável e controle da população animal, o aumento das zoonoses e os maus-tratos ao bichos precisam ser combatidos de forma eficaz.

Os riscos para a população vão desde a transmissão de enfermidades simples, como as que acometem a pele e verminoses, à doenças severas tipo leishmaniose, hepatite e raiva. Além do risco de ataques com mordidas e acidentes de trânsito.

O Crato tem um Centro de Controle de Zoonoses do Cariri (CCZ). Entretanto, o órgão não disponibiliza a estrutura necessária para atender às demandas externas e ambulatoriais. Conta apenas com um departamento clínico, administrativo, canil e gatil, seis baias para animais de economia dos portes pequeno, médio e grande. Além de um laboratório para o diagnóstico de raiva animal.

Mas, neste sentido, o órgão efetua somente a coleta do sangue para a realização da sorologia e encaminha o material para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Nos casos de haver soropositividade, o animal é recolhido e eutanasiado no Centro de Zoonoses. Hoje, no órgão, estão cerca de 30 animais aguardando as análises veterinárias. Entre as atividades de combate às zoonoses, o CCZ disponibiliza apenas a imunização antirrábica. A campanha deste ano, será realizada no próximo dia 10 de novembro. Na ação, toda a população de cães e gatos do município deverá ser vacinada.

Vacinas

No ano passado, foram aplicadas 16.976 doses da vacina. De acordo com o médico veterinário Ricardo Pierre Martins, a contagem animal é baseada nos dados da população humana. Para ele, é urgente a implantação de programas que possam controlar as taxas de natalidade. "É preciso que o setor público implante o controle dessa população como meta para que não haja a proliferação indiscriminada dos animais, e que os órgãos responsáveis possam inspecionar as doenças transmitidas por eles. Sem isso, o município fica desprotegido na área da saúde", afirma ele.

Já a presidente da Aprov, Antônia Ferreira Lima, faz um apelo ao proprietários de animais domésticos, no sentido do tratamento adequado dos animais e controle da natalidade. "Se a gente conseguisse que o setor público fizesse a castração dos machos, já melhoraria em 50% o problema dos animais errantes na cidade, consecutivamente diminuiríamos as zoonoses e os maus-tratos aos bichos", revela. 




Fonte:diariodonordeste.globo.com

domingo, 21 de outubro de 2012

Cães que salvam vidas, cães heróis.

Lá da terrinha dos nossos irmão lusos...

Surge assim o Clube Português de Utilizadores de Cão-Guia (CPUC). Esta é uma associação de direito privado cujos objectivos são promover cães-guia para cegos e, desta forma, defender os direitos e melhores condições de vida para os seus utilizadores.

A CPUC trabalha em cooperação com a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual (ABAADV) na tarefa de divulgação de cães para cegos e na angariação de fundos. A ABAADV é também uma Escola de Cães-Guia.http://www.cpuc.org.pt/inscreva-se.html

Eles também podem ser a luz dos nossos olhos. Esses peludos especiais são os famosos cães-guia para cegos.

Os cães-guia desenvolvem um trabalho excepcional junto aos portadores de deficiência visual, eles proporcionam aos seus donos uma vida independente, sem maiores restrições.



Se pensam que este site pode ser interessante apenas para os cegos, então pensam erradamente. É necessário que a população saiba como agir na presença de um cão-guia e convém, para a segurança da pessoa que o transporta, que se cumpram à risca as regras que a seguir se apresentam e, sobretudo, que se respeitem estes animais que realizam um trabalho bastante digno.
- Não se deve distrair o Cão-guia quando está em trabalho.
- Uma pessoa cega guiada por um Cão-guia deve ser considerada como uma pessoa independente; a melhor maneira de a ajudar é respeitá-la como tal.
- Nunca se deve oferecer comida a um Cão-guia.
- Não se deve sentir medo de um Cão-guia.
- Não se pode ter um cão solto quando se aproximar de uma dupla cego/Cão-guia.
- Nunca se deve tocar no arnês de um Cão-guia. Só o seu utilizador o deve fazer.
- Seria bom colaborar na divulgação destes conselhos.


Cão-guia Cuida de homem cego e seu outro cão-guia que também ficou cego !


Waspe Graham o velho homem de 60 anos que perdeu um olho e tem visão limitada no outro, ficou muito triste depois que descobriu que o seu cão-guia Eduardo desenvolveu glaucoma e removeram os olhos do cachorrinho , então a unica solução encontrada por ele foi adotar outro cão-guia para cuidar do Eduardo e dele o nome do novo cão é Opala e ele tem se revelado uma verdadeira jóia.
A ligação entre o homem e os animais é, cada vez mais, uma importante e decisiva realidade, percebendo-se que esta atuação conjunta ganha contornos absolutamente fundamentais.


Um pouco por toda a Europa, os terramotos do Haiti, na Turquia, no Chile e noutras zonas de cataclismo, permitiram o aproveitamento das potencialidades dos cães na descoberta das vítimas, muitas vezes em locais inacessíveis ao homem.



Na ilha da Madeira, as nossas gentes ficaram destroçadas pelos efeitos do temporal, impiedoso, duro, inevitável, com muitos compatriotas a perderem os seus haveres e a ficarem com os familiares e amigos perdidos entre água, lama, pedras, árvores, destroços....
Os cães das brigadas de salvamento - nomeadamente os da G.N.R. - foram utilizados para descobrir corpos, mas igualmente para auxiliar vítimas que ainda puderam ser salvas..
A vida é dura e cruel, muitas vezes. Mas a união é, sem dúvida, necessária. E graças aos esforços conjuntos dos homens e dos animais, a vida, na ilha da Madeira, foi regressando, pouco a pouco, à quase normalidade..
A equipa de Busca e Salvamento da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana [G.N.R.], participou activamente de 20 de Fevereiro a 5 de Março na ajuda da catástrofe que se abateu sobre aquele território português na madrugada e manhã de 20 de Fevereiro..
Trata-se de homens e cães com muita experiência operacional e real em cenários desta natureza, fruto das centenas de missões já cumpridas, em Portugal e no Estrangeiro..
A G.N.R. é pioneira em todas as vertentes cinotécnicas, em particular na busca e salvamento, com um efectivo de quase uma centena de pisteiros espalhados por todo o território português, como primeira linha de intervenção na busca de pessoas..


A selecção destes Militares e Cães, bem como a sua formação específica, obedece a rigorosos critérios de exigência à semelhança dos que são usados nos países com quem a G.N.R. colabora activamente nas áreas da formação e em projectos ou missões conjuntas, como a Alemanha, França, Luxemburgo, Itália, Hungria,Grécia, China, etc.


http://alfobre.blogspot.com/2010/04/caes-bons-ou-homens-perigosos.html

Quando ocorrem avalanches e pessoas ficam soterradas ou perdidas na neve o cão se torna sua melhor chance de sobrevivência uma vez que nestas condições a velocidade do atendimento é crucial. Pessoas podem morrer de frio ou asfixiadas rapidamente sob a neve e os cães através de seu faro são os primeiros a encontra-las. O cão fareja a pessoa e começa a cavar a neve, indicando para as equipes de socorro sua localização.


Nesta modalidade, em nenhuma parte do mundo se desafia a supremacia dos terras novas. Em alguns casos o ladseer,raça próxima ao terra nova pode ser treinado para esse fim também, mas a maioria de todos os cães salva-vidas são mesmo terra novas. A realização do trabalho de salvamento aquático requer cães que, primeiramente gostem de água, sejam fortes o suficiente para arrastar alguém, além de nadadores possantes e resistência à águas frias.
O cão de salvamento aquático realiza funções de salva-vidas no mar, lagos e rios, também pode puxar pequenas embarcações encalhadas ou contra a correnteza e é utilizado como sentinela durante espetáculos náuticos, às vezes é utilizado para passagem de cabos de sustentação durante inundações. O cão pode levar uma bóia a quem está se afogando ou arrastar para a margem uma pessoa inconsciente ou enfraquecida. O cão pode auxiliar um salva vidas humano ou resgatar sozinho uma pessoa.





Os cães de escombros realizam uma tarefa semelhante à do cão de avalanches com a diferença que não atuam na neve e sim em desmoronamentos e desabamentos. A principal diferença é que as avalanches de neve, devido a suas características climáticas estão restritos à algumas regiões do mundo enquanto que desabamentos podem ocorrer em qualquer lugar exigindo um cão mais versátil para essa função. Os cães de escombros localizam e avisam às equipes de socorro a localização das pessoas soterradas e podem mesmo ser treinadas para avisar se as mesmas estão vivas ou mortas já que escutam o chamado das pessoas através dos escombros com sua audição apurada.
Os profissionais da área afirmam que o trabalho do cão nestes casos é indispensável. Os cães de escombros devem trabalhar sem se perturbar com o barulho gerado por máquinas como tratores e de sirenes que com certeza estarão presentes em grandes quantidades na ocasião de um desmoronamento causado por terremoto, incêndio, explosão ou deslizamento de terra. Pastores alemães, Labradores e Golden retrieversão as raças mais utilizadas mas obviamente não são as únicas, pastores belgas, cães-lobo tchecoslovacos, berneses e até pit bulls são utilizados para esta função ao redor do mundo.








Quando acontecem desastres um dos maiores empecilhos para o salvamento de feridos e a localização dos desaparecidos é a falta de comunicação, os sistemas de telefonia entram em colapso dificultando o trabalho de resgate.
Pensando neste problema os designers Mary Huang, Laura Boffi e Li Bianestudantes do Copenhagen Institute of Interactive Design desenvolveram um colete eletrônico que possue diversas ferramentas de ponta e que foi especialmente desenhado para vestir cães de resgate.
Funciona assim: O cão é direcionado para a busca em uma determinada área, quando encontra um sobrevivente ele é treinado para se sentar. O acelerômetro do aparelho detecta que o cachorro esta em repouso e toca uma gravação.



A pessoa escuta a mensagem , clica no botão verde e pode gravar uma mensagem de video informando a sua localização e situação. O colete possui também um teclado e um aparelho GPS que grava a localização exata do encontro.

O cachorro retorna a base de operações e a equipe de resgate pode assistir e localizar os sobreviventes.
 
ALÉM DE SER O MELHOR AMIGO DO HOMEM, É SALVA VIDAS!!
http://tatinew.wordpress.com/2008/09/29/na-busca-dos-caes-bombeiros/
http://tvpetonline.com.br/2010/03/04/caes-farejadores-salvam-vidas-no-chile/



Visão, faro e audição apurados são determinantes na hora de localizar as vítimas.


COMO É QUE PODEM TRATAR MAL ESTES ANIMAIS, QUANDO O CENTRO DA VIDA DELES É O HOMEM, FAZEM TUDO POR ELES, DEDICAÇÃO E AMIZADE INCONDICIONAL!!


Fonte: http://arranhamequeeugostomuito.blogspot.com.br

sábado, 20 de outubro de 2012



por Jorge Montez.


Estão por toda a parte, com um ar saudável e até bem nutridos. Muitas das vezes são imponentes. Andam por ali como se a cidade fosse deles. Os gatos de Istambul parecem os reis da cidade, mais do que em qualquer outro lado na Turquia. Mais do que em qualquer cidade do mundo.



A torre Galata é um dos monumentos que todos os guias assinalam por ser o último vestígio da muralha florentina. A imensa torre circular ergue-se agora imponente numa pequena praça. É um dos ex-libris de Benoglú e muito procurada pelos turistas, ficando a caminho da ponte que leva o mesmo nome e que parece ser o paraíso dos pescadores.

Durante o dia é um constante rodopio de turistas, de máquina fotográfica em riste preparados para congelar o momento e, neste caso, também o monumento. Mas as objetivas viram-se para o canteiro de uma árvore onde um gatarrão se sente como o rei de Galata, senhor da torre. O que este gato tem de especial é a sua majestade. De resto é igual a tantos que pululam por Istambul e que se podem encontrar em quase todos os monumentos.

Ao contrários dos gatos que conheço, os de Istambul são amistosos. Escrevi "dos gatos que conheço", mas devo fazer uma ressalva ao Senhor Silva, o gato lá de casa, que até nos vem receber à porta. Mas esse tem um problema de personalidade: está convencido que é cão.

A maioria destes gatos - dizia - são amistosos e até meigos, procurando com pequenas turras o carinho de quem passa. Estão e sentem-se em casa onde quer que se encontrem, mas também sabem que o seu bem estar depende de todos quanto com eles partilham os espaços.

E os gatos vivem nos mais insuspeitos locais. Imagina um gato a viver pacatamente no Museu dos Coches, cruzando-se com os turistas? Pois eu vi um em Hagia Sofia...




São muitas as razões para que os gatos gozem de tão boa vida em Istambul. A primeira das quais é histórica e prende-se com a verdadeira praga de ratos que ameaçou Istambul nos anos 30; a segunda é religiosa e tem a ver com a ligação dos gatos ao profeta Maomé, num país predominantemente muçulmano.

A lenda diz que um gato afastou uma serpente venenosa que se aproximava e ameaçava Maomé e também que noutra ocasião o profeta ao ver que um gato dormia aconchegado numa ponta do seu manto o cortou para não incomodar o animal.

A verdade é que Istambul parece-se muito com o paraíso dos gatos e vemo-los aparentemente saudáveis e dengosos um pouco por todo o lado.

Mas as aparências iludem e muitos destes animais estão doentes, pelo que continua a não ser aconselhável fazermos festas, por muito que seja difícil resistir ao seu charme.

Já os cães, pelo contrário, não se deixam ver muito nas ruas da cidade do Bósforo. São barulhentos e menos asseados e talvez esteja aqui a preferência por gatos que é predominante em Istambul mas já menos no sul da Turquia.

Eu, se fosse gato gostaria de viver em Istambul.

Fonte: http://www.tsf.pt - viagem de comboio.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012





por Camila Carnicelli - médica veterinária



O tempo vai passando e mais rápido do que podemos esperar nosso bichinho querido se torna um animal idoso. O que nos alivia é que hoje em dia, com o avanço das pesquisas na medicina veterinária é possível prolongar a expectativa de vida dos animais através da prevenção ou até mesmo do diagnóstico precoce de doenças graves.


Cães de raças grandes são considerados idosos a partir dos sete anos de idade e os de raças pequenas, a partir dos oito anos. Nessa faixa etária ocorrem muitas alterações físicas e comportamentais. A pelagem vai se tornando esbranquiçada, principalmente na face. Muitos animais diminuem a atividade física e passam a dormir mais horas por dia, alterando também a necessidade de ingestão calórica.


Para isso existem no mercado rações específicas chamadas de 'senior'. Elas possuem menos gordura e mais fibras, o que ajuda na manutenção do peso, menos proteínas, para não sobrecarregar os rins sensíveis dos cães idosos, além de grãos mais fáceis de quebrar, pois os dentes do nosso amigo já não são mais os mesmos.




Os dentes merecem cuidados dobrados nessa fase, pois o acúmulo de tártaro é muito comum e a gengivite que acompanha o tártaro pode ser uma porta de entrada para bactérias na corrente sanguínea, causando problemas graves nos rins e no coração.



A visão, a audição e o olfato também se alteram com a chegada da idade. A ingestão de água também deve ser observada. Fique atento se o seu animal idoso aumentou o consumo de água e a produção de urina, pois os cães estão propensos a desenvolver diabetes nessa fase da vida. Além destes, outros sintomas como a perda de peso e o aumento na ingestão de comida também estão associados à doença.


Algumas raças como o Pastor Alemão, Labrador e o Rottweiler são predispostas a problemas articulares que se agravam na velhice. Suplementos a base de condroitina, quando oferecidos durante toda a vida do animal, ajudam a amenizar esses problemas. Não se esqueça de que todo medicamento ou suplemento deve ser prescrito apenas pelo médico veterinário.


Avaliações clínicas em animais idosos devem ser feitas a cada seis meses. Além de um exame físico completo, devem ser realizados exames de sangue, fezes e urina. A ultrassonografia abdominal periódica ajuda a detectar possíveis alterações nos órgãos, possibilitando um diagnóstico precoce e o início de um tratamento mais adequado. Lembre-se que as vacinas são a principal forma de evitar doenças, inclusive nos velhinhos, e são necessárias durante toda a vida do seu animal.


O processo de envelhecimento nos animais, assim como nos seres humanos, pode variar de acordo com cada indivíduo. O que vai garantir uma aparência mais 'conservada' e um organismo mais saudável são os cuidados que ele recebeu ao longo da vida. Por isso é muito importante uma alimentação de boa qualidade, vacinas em dia e visitas periódicas ao médico veterinário, além de todo amor e carinho.



sábado, 13 de outubro de 2012


Desenhistas da Marvel através do Twitter, trocaram ideias e resolveram transformar seus super heróis em gatos. Foram criadas as versões felinas dos principais personagens das histórias em quadrinhos; veja o resultado:

















Fonte: R7.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


Cão e gato órfãos pensam que são irmãos.

por noticias.r7.comcao e gato 0 Cão e gato órfãos pensam que são irmãos(Fotos: Daily Mail)

Os dois se conheceram no abrigo de animais abandonados Battersea Cats and Dogs Home, no Reino Unido.
No começo, os humanos pensaram em separar, como fazem com todos os cães e gatos de lá, mas quando ficaram juntinhos, não se largaram mais.
O gatinho foi achado sozinho em um jardim com apenas um dia de idade. O cão nasceu no abrigo, mas foi rejeitado pela mãe por ser muito pequenino.
Agora, Kitty e o cãozinho comem, brincam e dormem juntinhos. Eles se deram tão bem, que os voluntários do abrigo esperam que alguém os adote em conjunto.
Fonte: Daily Mail