terça-feira, 30 de abril de 2013

Paraiba faz censo populacional dos cães e gatos.







Paraiba faz censo populacional dos cães e gatos.






A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da de Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, está realizando na cidade, desde a semana passada, o primeiro censo canino e felino de João Pessoa. O objetivo é ter conhecimento do número das populações de cães e gatos, identificando-os e mapeando-os por bairro e casa. A previsão de duração do censo é de três meses.

O levantamento está sendo feito pelos agentes ambientais, que aproveitam as visitas que já fazem normalmente às casas, no intuito de pesquisar ou fazer controle sobre a dengue, e cadastram os animais, preenchendo um formulário com informações sobre raça e situação de saúde, entre outros dados. “Em prédios, a pergunta é feita aos porteiros, que podem dizer quantos cães e gatos há no local”, disse o gerente de Vigilância Ambiental, Nilton Guedes.

Segundo ele, de posse dos dados sobre a população canina e felina da cidade, a Vigilância Ambiental terá base para desenvolver uma série de ações. “Por exemplo, se detectarmos superpopulação em um bairro, direcionamos ações de vacinação e de controle de doenças que já tenham sido registradas no local, como leishmaniose”, disse.

A partir da classificação, a equipe da SMS vai avaliar também se os animais foram vacinados ou castrados e se têm acesso à alimentação e assistência veterinária adequadas. “Não haverá punição para quem se negar a nos passar informações, no entanto, quem participar estará ajudando a Secretaria de Saúde da Capital a combater doenças e traçar planos para melhorar a qualidade de vida dos animais”, ressaltou Nilton Guedes.

Fonte: www.pbagora.com.br

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CURSO SOBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL CASEIRA - SALVADOR BA.





CURSO SOBRE ALIMENTAÇÃO NATURAL CASEIRA - SALVADOR BA.



curso_BA_maio2013




Amigos, é com muita satisfação que anuncio as inscrições para o nosso primeiro curso teórico-prático sobre Alimentação Natural caseira para cães e gatos em Salvador.

Não perca – e divulgue a todos os amigos cachorrófilos e gatófilos!

Data: 18/04/2013 (dezoito de maio de 2013), um sábado
Local: espaço para pós-graduação da Pet Clinic, localizada na rua Tamoios, 35, Rio Vermelho, Salvador, BA.
Horário: 13:00 às 19:00
Investimento: R$150
Público-alvo: tutores (“donos”) de cães e gatos, veterinários, zootecnistas, estudantes, biólogos, protetores e criadores.
Assunto: Alimentação Natural caseira crua e cozida para cães e gatos saudáveis de todas as idades.

Descrição:
Seja o chef do seu peludo! Entenda o que é Alimentação Natural caseira crua e cozida e como preparar você mesmo refeições deliciosas e saudáveis para seu cachorro ou bichano de forma segura e prática!

Programação:

13h – 14:30h: Teoria da Alimentação Natural do Cachorro Verde I:
Por quê alimentar cães como carnívoros oportunistas e gatos como carnívoros obrigatórios?
Origem dos modelos de AN do Cachorro Verde
Vantagens e desvantagens de cada AN
Modalidades de Alimentação Natural (crua com ossos e cozida sem ossos)

14:30-15:00h: intervalo para coffee-break (providenciado pelo curso)

15:00 – 16:30h: Teoria da Alimentação Natural do Cachorro Verde II:
Composição e formulação das dietas
Quanto oferecer por dia
Planejando a compra e montagem prática e segura das porções
Contornando os principais contratempos

16:30h – 17h: intervalo para coffee-break (providenciado pelo curso)

17 – 18h: exibição de vídeos demonstrativos:
Vídeo sobre preparo de AN cozida para cães
Vídeo sobre preparo de AN crua para cães

18 – 18:45h: breve simulação prática do preparo das dietas

19h: término do curso, entrega de certificado de participação e esclarecimento de dúvidas.

Para efetuar sua inscrição:
entre em contato através do email: curso@cachorroverde.com.br
você receberá um pequeno formulário que deverá ser preenchido e dados bancários para o depósito do valor.
envie-nos de volta por email o formulário preenchido juntamente com o comprovante do depósito e sua inscrição será confirmada!

Veja o que rolou nos nossos cursos anteriores:
Curso teórico de AN para cães e gatos em Curitiba (março/2013)
Curso teórico de AN para cães e gatos em São Paulo (março/2013)
Curso teórico de AN para cães e gatos no Rio de Janeiro (agosto/2012)
Curso teórico de AN para cães e gatos em Florianópolis (outubro/2012)
Curso teórico-prático de AN para cães em São Paulo (fevereiro/2013)

Confira também:
Depoimentos de como a AN transformou a saúde de dezenas de cães de todo o Brasil
Fotos e vídeos de peludos adeptos das AN crua e cozida devorando suas refeições

Próximos cursos:

Fique de olho nas nossas redes sociais! Em junho repetiremos a dose em São Paulo, e em julho estaremos em uma nova capital – informações em breve!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

O que aconteceria se todos os gatos do mundo desaparecessem?









Independente de que você seja um grande fã ou não dessas elegantes criaturas que, além de ronronar, parecem passar o dia simplesmente observando a movimentação à distância entre um cochilo e outro, a verdade é que os gatos são superimportantes. Tanto que, se por algum motivo sinistro todos eles desaparecessem da face Terra, enfrentaríamos sérios problemas! Talvez seja por essa razão que eles nos olham com aquela característica carinha de desdém.


De acordo com o site mother nature network, os gatos — sejam eles domésticos ou os que vivem nas ruas — são predadores com comportamento de caça super adaptável  especialistas em capturar pequenas presas. Eles são capazes de sobreviver de maneira solitária quando a variedade e abundância de presas é pequena, assim como em grupos maiores quando a disponibilidade de caça é mais rica.
Predadores eficientes


É justamente esse hábito de caçar animais pequenos que os tornam vitais para os humanos, já que são os gatos que mantém os celeiros e os armazéns de grãos — para citar alguns locais — com o número de ratos e bichinhos semelhantes sob controle. E o trabalho deles é tão eficiente que inclusive acredita-se que na Índia, por exemplo, os gatos sejam os responsáveis por reduzir a perda de grãos provocada pelo consumo e contaminação por parte dos roedores.



Pode parecer bobagem, mas existem vários estudos científicos relacionados à importância dos gatos para a sociedade. Um deles, realizado no Reino Unido, por exemplo, apontou que em um período de apenas seis meses, um gato doméstico comum costuma trazer em média 11 animais mortos para casa, incluindo ratos, sapos, aves e outros bichos.


Isso significa que os 9 milhões de gatos domésticos do Reino Unido — de que se tinha notícia quando o estudo foi realizado e que “presenteavam” seus donos com as caças — estavam matando perto de 200 milhões de presas por ano. Outro estudo, realizado na Nova Zelândia, apontou que quando os gatos desapareceram de uma das ilhas que fazem parte do território, a população de roedores no local quadruplicou rapidamente.
E se os ratos dominassem a Terra?


O mesmo estudo realizado na Nova Zelândia também revelou que o aumento desordenado da população de roedores provocou uma dramática redução na quantidade de aves marinhas da ilha, já que eles se alimentavam dos ovos. Então, imagine se todos os gatos do mundo desaparecessem! Pense no que uma redução dramática no número de aves poderia significar, já que elas também têm um importantíssimo papel no equilíbrio ecológico.


Todas as espécies têm o seu impacto, e além do papel ecológico, o desaparecimento dos gatinhos também afetaria milhões de pessoas emocionalmente. Embora os cães ainda sejam animais de estimação um pouco mais populares do que os gatos, os felinos domésticos são mais numerosos — pois quem decide por ter esses bichinhos, costuma ter mais de um em casa —, e tão amados pelos seus donos quanto qualquer outro animal de estimação.

Fonte: www.megacurioso.com.br



Aqui a bem humorada página do tangaraonline.com.br, sobre um mundo sem gatos:



Fonte: caixapretta.com.br

terça-feira, 23 de abril de 2013

Gatos são sempre gatos, não importa o tamanho.





Que não está acostumado a ver gatos dentro de caixas de papelão? Isso é mais do que normal; eles se sentem à vontade dentro de uma caixa, pequena ou grande, não importa, eles dão sempre um jeito.

Mas e os grandes gatos, os gatões nem tão dóceis assim, gostam também de caixas?

Então veja:


segunda-feira, 22 de abril de 2013

10 benefícios dos pets à saúde e ao bem-estar humano.





por Marianne Scholze , especial para o iG São Paulo






O melhor amigo do homem também pode ser o melhor amigo da saúde do homem. Mais do que pequenas (ou grandes) bolas de pelo, os pets podem ser fundamentais aliados para uma maior qualidade de vida.



Ao fornecer companhia, carinho, conforto, entretenimento e, principalmente, amor incondicional, gatos, cachorros, chinchilas, pássaros e até mesmo animais maiores, como cavalos, trazem a seus donos e a quem convive com eles benefícios como melhora da autoestima, aumento da prática de atividades físicas e maior convívio social.

As vantagens da convivência com animais se estendem da infância à tarceira idade. Por ser uma etapa da vida repleta de aprendizados diários, a infância beneficia-se do contato com um animal de estimação pelo auxílio no aprendizado de valores como respeito, cuidado e responsabilidade, além de ter no pet um carinhoso e animado companheiro para os momentos de diversão e brincadeiras.

Já para a terceira idade, etapa em que é comum um maior afastamento dos familiares e isolamento social devido ao ritmo mais desacalerado de vida, o animal é o companheiro ideal de todas as horas, sempre disponível para oferecer carinho e companhia, além de contribuir também para o resgate da sensação de prazer relacionada ao cuidado com o outro (alimentação, cuidados com a saúde e higiene etc.).



Em casos de doenças e/ou condições de pessoas portadoras de necessidades especiais, o auxílio da terapia assistida com animais é valioso:

“Nestes casos, o cão funciona como um facilitador do processo terapêutico, podendo ser usado em qualquer especialidade da área da saúde, de acordo com a necessidade do paciente”, esclarecem as psicólogas Cristiane Blanco e Laís Milani, diretoras de Terapia Assistida por Animais do Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (INATAA).

Como a terapia funciona como um agente motivador para o tratamento em diversas especialidades, qualquer paciente que apresente um quadro crônico físico ou psicológico pode se beneficiar dela.

“É o caso de pacientes que apresentem algum tipo de dificuldade na interação social, bem como pessoas institucionalizadas, portadoras de síndromes genéticas, paralisias, problemas de aprendizagem, entre outros”, acrescenta Laís.

Veja a seguir 10 benefícios dos pets à saúde humana.

1. Proteção contra alergias

Uma hipótese levantada recentemente por pesquisadores é a de que o relaxamento obtido com o contato com os cães, por exemplo, pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vírus ou bactérias e é de grande importância na prevenção de várias doenças, inclusive as alergias. 

2. Socialização

Animais de estimação fazem parte de um tema de interesse comum, frequentemente alvos de conversas que estimulam a aproximação entre pessoas. Por ser um animal social, ou seja, que requer convívio com outros cães para a manutenção de sua qualidade de vida, o cachorro naturalmente oferece um estímulo para que os donos frequentem parques e outros ambientes que favorecem a interação social.

3. Alívio do estresse

Estudos indicam que a interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resultando na diminuição dos níveis de cortisol – hormônio relacionado ao estado de alerta e que também é conhecido como o "hormônio do estresse", causando diversos problemas à saúde quando encontrado em níveis elevados na corrente sanguínea.

4. Redução da pressão arterial

O mesmo bem-estar provocado pela interação com o pet reduz os níveis de adrenalina – relacionados ao aumento da pressão arterial – e libera da acetilcolina. Esse neurotransmissor está envolvido no estado de tranquilidade, na diminuição de pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória, além de desempenhar um importante papel nas funções cognitivas, como a aprendizagem.

5. Combate à depressão

As trocas de carinho, compreensão, apoio e segurança observadas na relação humana com os animais de estimação favorecem o aumento da autoestima, o senso de valor próprio, o estabelecimento de hábitos positivos e o interesse pelo outro, questões que estão entre as centrais da depressão.

6. Elevação da autoestima

Ao sentir o carinho, o amor e a atenção do pet, o dono de um animal de estimação se dá conta do quão importante é para a vida de seu animalzinho. Isso faz com que se sinta também mais importante e confiante em suas próprias capacidades.

7. Liberação de "hormônios da felicidade"

Estudos indicaram que a troca de afetividade entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento da produção e liberação de serotonina e dopamina, os responsáveis pela sensação de prazer e alegria.

8. Incentivo à prática de atividades físicas

Xô, sedentarismo: ter um animal de estimação (em especial, um ou mais cães) obriga até o mais ferrenho sedentário a pelo menos duas visitas diárias às calçadas e/ou parques e praças da vizinhança, uma medida sanitária essencial para a saúde do bichinho. Tal "exercício" pode ser o primeiro passo em direção a uma rotina de atividades físicas regulares, essenciais à saúde humana. 

9. Diminuição da solidão

Seja pela companhia do próprio animal e/ou pela estimulação de uma maior interação social por meio dos passeios com o pet, a sensação de solidão tende a ser amenizada a partir da convivência com um parceiro para todas as horas que o acompanha e espera pacientemente (ou, às vezes, nem tanto...) 24 horas por dia, sete dias na semana.

10. Senso de responsabilidade

Cuidar de um animal envolve uma série de rituais diários e eventuais, como alimentação, manutenção da higiene, banho e passeios. Assumir tais compromissos envolve responsabilidade da parte do dono – assim, ter um pet pode ser uma incalculável lição de responsabilidade e compromisso para as crianças, por exemplo. 




domingo, 21 de abril de 2013

Cidade planeja matar dois mil cães e gatos.






por www.diariodarussia.com.br/ahebrasil.com.br






Imagem Folha de São Paulo- Sochi:cães abandonados


As autoridades de Sochi, na Rússia,  anunciaram que estão planejando exterminar mais de dois mil cães e gatos abandonados para garantir a segurança dos visitantes durante os próximos Jogos Olímpicos de Inverno e promover a imagem da cidade. Nos próximos dois anos, a administração local pretende investir quase US$ 55 mil para capturar e se desfazer dos animais abandonados, os quais, segundo informações não oficiais, atacam entre 5 e 10 pessoas por dia.

O deputado do Rússia Unida que representa Sochi na Duma, Sergei Krivonosov, reconhece que é mais caro investir em abrigos, mas diz que esta alternativa seria mais humana (?!). No último sábado, o parlamentar convocou os ativistas pelos direitos dos animais para uma grande passeata, onde os manifestantes pediram propostas mais realistas e justas para o controle do número de cães e gatos nas ruas da cidade.

A responsável pela organização do protesto, Olga Noskovets, disse que matar os bichos seria uma medida pouco inteligente, já que, além de levar a um aumento temporário da população de ratos, pouco tempo depois, o número de cachorros e felinos abandonados voltaria aos níveis atuais.

Cidade anfitriã das Olimpíadas de Inverno de 2014, Sochi, na Rússia, criou polêmica nesta quinta-feira ao anunciar um plano para exterminar mais de dois mil gatos e cachorros de rua antes da realização dos Jogos. Em um processo de seleção publicado este mês na internet, o resort que hospedará o evento solicitou aos concorrentes que "descartem" 2.028 animais até o fim do ano.


Sochi tem sido tomada por cães e gatos de rua que, em algumas ocasiões, atacaram crianças, disse um porta-voz da cidade.


A empresa contratada deverá organizar grupos para trabalhar de 5h às 8h da manhã e receberá 57 mil dólares (cerca de R$ 115 mil) pelo serviço.



Ativistas locais fizeram um protesto pedindo para que os animais sejam esterilizados ou levados para um abrigo.


- Quando você traduz a linguagem burocrática para a linguagem humana, descartar significa matar - disse o jornal "Trud", revelando o plano do "matadouro".


De acordo com o porta-voz da cidade, o processo de seleção ainda não foi levado adiante por falta de candidatos.


- A proposta foi muito criticada, mas não somos cruéis. Estamos tentando resolver um problema. Nós temos grupos de animais na cidade e, as vezes, eles atacam crianças. Muitas vezes esses animais estão doentes e transmitem essas doenças - explicou o porta-voz.


Diante da polêmica, Sochi já cogita a possibilidade e contruir abrigos e esterilizar os animais para evitar o extermínio de cães e gatos.




Fonte: diario da russia/ ahebrasil.com.br


sábado, 20 de abril de 2013

Qual a melhor correção para o seu cachorro.







Por Claudia Pizzolatto




Antigamente educar crianças era sinônimo de castigar quando ela fazia alguma coisa errada. Não faz muito tempo que a palmatória era usada nas escolas ou então uma criança mal comportada era colocada virada para a parede vestindo um chapéu de burro. 

Estes são apenas alguns exemplos de castigos que eram usados com o objetivo de “educar” as crianças. Felizmente a violência física, ou moral são hoje métodos ultrapassados e não mais usados. No entanto parece que a educação dos cães estacionou nesta época. 

Hoje em dia muitos donos de cães e até treinadores, que são os educadores dos cães, ainda utilizam métodos violentos como uma maneira de ensinar as coisas certas para os peludos. É comum vermos como chamariz nos anúncios de treinadores a frase “Treinamento Sem Castigo”, mas isso muitas vezes não quer dizer sem punições físicas. 

Existem donos e treinadores que nem se dão a este trabalho. Punem logo o cachorro, as vezes de forma totalmente desproporcional. 

Certa vez fomos procurados por um dono que queria sacrificar seu labrador, pois este se tornara “louco”. Tudo começou com uma mania chata, porém natural para os cães, de cheirar as partes íntimas das pessoas, de forma, digamos, insistente e contundente. 

A dona, totalmente constrangida como o hábito de seu labrador procurou a indicação de um treinador para corrigir o problema. O treinador pediu então para ser deixado a sós com o peludo para ganhar a confiança dele. Um belo dia, a mãe da dona do cão chegou na casa da filha e se deparou com a cena do treinador em cima do muro, sufocando o cachorro até ele desmaiar, suspendendo o pobre animal do chão pelo enforcador. 

A senhora pediu que ele parasse imediatamente e se explicasse. O treinador falou que estava apenas ensinando para o cachorro quem é que mandava, e que o problema todo era por que os donos não sabiam se impor. Pois bem, o cachorro passou a atacar qualquer pessoa que tentasse segurá-lo pela coleira ou pelo enforcador, inclusive mandando duas pessoas adultas para o hospital. 

Notem que não estamos aqui falando de maus profissionais, afinal eles existem em qualquer profissão, mas na verdade estamos falando de uma “técnica de punição” ainda muito usada por profissionais e donos. 

A primeira questão que nos vem a cabeça é: E estes métodos funcionam? 

A segunda questão é: E estes são os melhores métodos? Ou ainda, eles são necessários? 

A resposta da primeira é: Infelizmente às vezes funciona (até por isso foram disseminadas por tanto tempo, por tanta gente). 

A resposta da segunda é: Felizmente, absolutamente não! 

É fato que hoje em dia, tanto para as crianças quanto para os cães, o método de reforço positivo é o que dá melhores resultados quando se deseja mudar o comportamento. Falando de forma bastante simplificada, neste método o treinador/educador provoca o cachorro a fazer a coisa certa e então o recompensa com muito carinho, comida, ou qualquer outra coisa que o agrade bastante. O objetivo é fazer ele associar o comportamento desejado com a recompensa recebida. É claro que correções também são aplicadas, mas não devemos confundir castigo/punição com correção. 

Um castigo, de acordo com a definição do dicionário, é “uma pena que se aflige a um culpado; punição”. A definição de correção é “dar a forma correta a; endireitar”. Por estas definições pode-se inferir que um castigo é algo mais violento, mais forte, e uma correção é mais uma orientação, uma sugestão de mudança de rumo. 

Todo processo de mudança comportamental de um cachorro é nada mais do que corrigir os hábitos errados e reforçar os hábitos corretos. Por exemplo, se um cachorro implora comida quando as pessoas estão jantando, não se deve trancá-lo na varanda, isto não estará ensinando nada a ele. Deve-se, sim, despender algum tempo corrigindo-o quando pede comida, e recompensando-o quando fica deitado quietinho ao lado da mesa. Como fazer isto? Bem, existem várias maneiras, mas este não é o tema deste Lord Cão News! Queremos aqui é discutir a necessidade de punições físicas para se ensinar um cachorro e qual a melhor maneira de corrigi-lo quando a situação fica realmente preocupante. 

Bem, vamos ver se você acerta a resposta da nossa pergunta: 

“Quando o seu cachorro tenta te morder (que situação poderia ser pior do que isso?), qual é melhor maneira de ensinar-lhe uma lição?” 
a - Bater
b - Ignorar
c - Deixar sem comer
d - Deixar preso na corrente
e - Nenhuma das respostas acima 

SUSPENSE!!!!! TCHAN TCHAN TCHAN...... 

ACERTOU QUEM….RESPONDEU….A 

LETRA “E – nenhuma das respostas acima” !!! 

Leia mais um pouco que você vai descobrir por que, mas antes precisamos falar um pouco sobre o comportamento dos cães. 

Como a maioria de vocês já deve saber um cachorro é um animal social. Eles têm o instinto de vida em grupo e tem suas próprias regras de convívio social. Em uma matilha há uma rígida hierarquia onde há um só líder, e os outros estão em uma escala em que não há ninguém igual ao outro. Ou se é mais forte ou mais fraco que algum outro cachorro. Nenhum cachorro é igual ao outro na escala de poder. 

Para os cães a vida em sociedade é a coisa mais importante que eles podem ter. Em grupo eles podem se defender dos perigos, achar comida, acasalar, procriar, etc. Sozinhos eles provavelmente vão morrer mais cedo e não perpetuar a espécie. É normal dentro de uma matilha que ocasionalmente haja brigas e disputas de poder, mas se um cachorro infringir as regras de sua matilha ele poderá ser expulso e se tornar um proscrito. 

Então, para quem está curioso sobre a resposta da nossa pergunta, aí está a melhor maneira de se ensinar uma lição para o cachorro que tenta morder seus donos: 
SER ISOLADO DA SUA MATILHA!!! 

Bem, o que isto tem a ver com a gente? Afinal, a maioria dos donos de cães não tem uma matilha em casa, mas apenas um lindo peludinho.... Acontece que os cães enxergam o mundo com olhos de cachorro, e mesmo que não haja outros cães na casa eles consideram os donos como parte da sua matilha. 

Então aí nós chegamos aonde queríamos: quando você isola o seu cachorro do convívio da sua família, seja trancando-o na varanda, na área de serviço, ou em qualquer outro lugar, enquanto os humanos estão convivendo em outro ambiente da casa você está aplicando, consciente ou inconscientemente, o pior “castigo” para ele! 

No caso do peludo ser malcriado e desaforado o bastante para morder o próprio dono, fazer com que ele acredite que será proscrito pela sua família humana é uma correção bastante contundente e eficaz. Se logo após a mordida o cachorro for isolado em algum lugar, e associado a isso a família inteira der um grande “gelo” nele por uns 3 dias, o meliante vai pensar duas vezes antes de cometer o mesmo erro. 

Mas veja bem: como esta é uma correção muito severa e valiosa, é importante preservá-la para quando o cachorro comete um erro de convívio social muito grande, como morder alguém da família. Neste caso deve-se pegar o cachorro e trancá-lo em um banheirinho, ou outro lugar pequeno e sem nenhum divertimento por 20 minutos. Durante este período todos da casa devem fazer barulho, conversar, e deixar claro para o cachorro que o resto da matilha está se divertindo bastante. 

Depois deste tempo, se o cachorro estiver quieto, deve-se soltar o cachorro do banheiro, e todos da casa devem ignorá-lo solenemente por algumas horas, às vezes alguns dias. É importantíssimo que ninguém fale com ele, toque nele, dê um brinquedo, ou tenha qualquer interação com ele. Lembre-se que o que se quer é que ele se sinta um proscrito, e que toda a matilha está isolando-o da sua convivência. 

Embora só o isolamento não baste como terapia para a total mudança de comportamento deste cachorrinho, este é sem dúvida um grande aliado dos donos, que não incita uma reação violenta por parte do animal, que não exige técnicas apuradas, e que se for aplicada da maneira correta, tem um efeito moral inigualável no cão dominante. 

Infelizmente muita gente aplica esta correção inconscientemente. Isto pode ocorrer quando os donos não desejam que os cães habitem na parte social da casa, pois soltam pêlos, fazem xixi, etc. e os isolam em algum canto. Ou então quando os deixam dormir sozinhos em algum lugar da casa e os donos já passam o dia todo fora. Ou sempre que chega uma visita e o cachorro fica preso no canil. Ou quando se mora em uma casa e o cachorro é deixado apenas no quintal, passando quase que a totalidade do tempo sozinho, sem a companhia dos donos. Na verdade existem muitas situações em que o cachorro fica isolado da sua “matilha”. Vale a pena você pensar um pouco e ver em que situações o seu peludo fica isolado de vocês. 

As conseqüências de um cachorro isolado da sua família constantemente podem ser muitas e variadas. A mais comum é o cachorro começar a se “auto-isolar”, isto é, ficar cada vez mais distante da matilha e não sentir prazer em conviver com as pessoas da casa. Como não há para ele um motivo claro pelo qual ele está sendo isolado ele poderá se tornar agressivo, arredio, medroso, e infeliz. 

Resumindo: Se você quer ter um cão educado e feliz, que confie em você e em todos os membros da sua família, procure evitar que ele tenha a oportunidade de fazer alguma coisa que você não quer. Ensine o que você espera dele, recompensando-o pela atitude correta, ao invés de puni-lo pelas coisas erradas. 

Tenha em mente que correção não quer dizer punição. Para corrigir o seu amigo não é preciso usar de violência física, e você tem que dar condições para o peludo acertar e para entender exatamente o que é que está sendo corrigido. A correção deve ser aplicada imediatamente, quando o cão está cometendo o erro, bem como a recompensa quando ele acerta. Quanto as alternativas da nossa pergunta sobre como corrigir um cachorro que tenta morder o dono, a resposta correta você já sabe. Que tal agora saber porque as alternativas sugeridas estão incorretas? 

1- Bater no cachorro não vai funcionar para ensiná-lo a fazer qualquer coisa da forma correta. Pode servir para aliviar a frustração do dono (tem gente que é assim, vai fazer o que né?), pode servir para deixar o cachorro com medo de determinadas situações ou pessoas, e pode servir para deixar o cão como uma bomba relógio, prestes a explodir contra o indivíduo mais fraco da sua matilha humana. Lembre-se que um cachorro não bate em outro, por isso eles não entendem esta linguagem. Eles sentem a dor, mas acham que a pessoa que está batendo é covarde, pois a mão bate e se afasta. Um cachorro quando briga tenta imobilizar o outro, até ele se render. Ele tenta colocar o outro cachorro em uma posição submissa, de preferência que não possa se mover, e quando o outro foge ou se rende a briga acaba. A mãe do filhote normalmente usa uma mordida na nuca do bichinho. Os cães mais elevados socialmente mordem no focinho. 

2 - Ignorar é uma correção bastante eficaz, especialmente quando a ação indesejada está diretamente associada à pessoa que passa a ignorar o cão (cachorro que late para chamar a atenção do dono, por exemplo), mas não dá para ignorar um cachorro que está te mordendo, certo? É perfeito para ser usado junto com o isolamento nos casos graves de agressividade e dominância sobre os donos. 

3 - Deixar sem comer não é correção por si só. Um cachorro tem o organismo preparado para passar até alguns dias sem comer. Vale como técnica auxiliar de mudança comportamental para cães que não deixam seus tratadores entrarem nos canil (dar comida seria a recompensa por deixar o tratador entrar no canil), ou quando o cachorro rosna se alguém chegar perto do prato de comida, mas isso é só uma parte do treinamento.

4 - Deixar preso na corrente é uma coisa que nunca deve ser feita com um cachorro! Feito constantemente o cachorro pode enlouquecer, se tornando agressivo, medroso, anti-social. Quando se quer isolar um cachorro é preciso dar barreiras visíveis para ele. Quando preso em uma corrente ele não consegue associar a sua prisão à corrente. Ele vê você, mas não consegue se aproximar. Esta barreira invisível usada com freqüência faz com que ele enlouqueça gradualmente. NUNCA DEIXE SEU CACHORRO PRESO A UMA CORRENTE! 

Pois é, no final de tudo nós queremos dizer que é preciso ter muita calma e sensibilidade para se ensinar um cão o que esperamos dele. Se no início sabemos que não é preciso, nem recomendado, que se use correções físicas com o bichinho toda vez que ele se errar, também sabemos que existe uma hora certa e apropriada para se ser um pouco mais duro com os peludos duros na queda. Uma vez que o cão já aprendeu corretamente o que se espera dele e ainda assim opta por não obedecer é preciso primeiro mudar a atitude do dono (alguma coisa diz ao cão que ele não precisa obedecer), e aí sim pode se ser um pouco mais físico com o cão – dar uns trancos, por exemplo - para corrigi-lo. Ainda assim é bom lembrar sempre que existem outras correções “morais” mais adequadas, e que para a maioria dos cães os métodos gentis e positivos ainda são a melhor maneira de treiná-los.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Munchkin: o gato anão.


Munchkin: o gato anão.

Munchkin é uma raça de gatos conhecida como "Basset Hound felino", pois suas pernas têm um terço do tamanho de uma perna normal de gato.





É dócil, sociável e amável. É ativo como outros gatos, mas não salta tão alto devido à pequena altura das suas pernas. O físico pode ser tanto de pelo longo quanto curto. O seu pelo pode ser ainda de várias cores.




É comum vê-lo apoiado sobre as patas de trás como um hamster.


É comum ver essa raça apoiada nas patas traseiras, como um hamster.


Impossível não se apaixonar por um Minchkin, veja o vídeo e comprove:










Fontes: oversodoinverso.com / Wikipedia

sábado, 13 de abril de 2013

A posse dos animais requer responsabilidade.




por Autor desconhecido:

(Imprima e deixe na casa de alguém que não entendeu ainda o sentido de posse de um animal. Isso requer responsabilidade e muito carinho).



Querido "dono",

Consegui que escrevessem esta carta por mim. Você nem sabe a alegria que sinto por poder comunicar-me contigo. Todos os dias, desde aquele dia em que você me colocou a corrente no pescoço e me prendeu neste espaço, eu sonho que venha me visitar e fazer festinhas, como me fazia quando eu era um bebê. Eu sonho que venha conversar comigo, não entendo muito bem o que você me diz, mas nem imagina como adoro ouvir o som da tua voz!

Eu sei que fiz algo de errado, senão certamente não me teria colocado aqui. Desculpa! Não quero ser exigente mas começa a doer ter esta corrente atada ao meu pescoço. Às vezes tenho o pescoço dormente, e outras vezes tenho muito comichão e nem consigo coçar! Sinto o seu peso todos os dias, o peso da solidão que me prende.

Tenho vontade de esticar as pernas e correr...e como eu gostava de poder fazer isso com você! Adorava quando você me atirava umas bolas, aí eu podia te mostrar como sou rápido pra correr e como trazia as bolas rapidamente. Gostava de poder ver o que você vê.. o mundo lá fora é muito grande? E existem outros como eu?

Às vezes tenho sede e alguma fome mas eu aguento em silêncio porque sei que assim que puder virá me dar comida e água, sei que você faz o que pode, eu não quero incomodar, mas sabe, por vezes gostava de ter um pouco da tua companhia.

Sei que talvez alguém tenha dito a você que eu não tenho sentimentos, mas olha que é mentira! Você nem imagina quanta alegria sinto quando alguém me toca ou se dirige a mim. Nem sabe quanta tristeza e solidão pesa em mim nas longas horas que não vejo ninguém. Nem sabe o medo que por vezes sinto no inverno aqui sozinho, e tenho tanta vontade de estar perto de você.

No outro dia passaram aqui umas pessoas estranhas e ficaram olhando aqui para dentro e a apontar para mim, riam e atiravam umas pedras na minha direção. Queriam vir fazer mal pra você. Acertaram-me na pata e ontem não consegui me levantar, mas eu mandei logo elas embora com o meu ladrar. Eu não quero que ninguém te venha fazer mal…e não quero que você se zangue comigo. Eu prometo fazer melhor por você.

Eu sou o teu amigo mais fiel, nunca te irei trair, não guardo rancor, e não tiro nunca o lugar de ninguém, será que você tem mais amigos assim no teu mundo? Só queria um pouco mais da tua atenção e amor, uma cama quente no inverno, um local fresco no verão, e o teu cheiro a entrar-me nas narinas todos os dias, seguido de um sorriso e uma festa no meu velho lombo.

Eu sei que um dia você irá chegar aqui e tirar a corrente, e me dar tudo isso, até lá eu fico quieto, à espera. Só não demore muito meu "dono", porque estou ficando velho e começo a ver e ouvir mal. Me faltam forças e não quero ir, sem viver um pouco junto com você.

Do teu "cão".


LEI FEDERAL 9.605 - DE 16/02/1998 REFORÇA A LEI 24 . 645 / 34 .

O QUE CARACTERIZA MAUS-TRATOS?

* Abandono de animais e ninhadas ;
* Agressão física, atropelamento proposital ;
* Golpear ou mutilar animal ;
* Envenenamento de animal ;
* Manter animal sem condições de higiene ;
* Cachorro preso em corrente o dia todo ;
* Cachorro preso o dia todo no quintal pequeno sem abrigo ;
* Não procurar um veterinário quando o animal adoecer ;
* Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse ;
* Sacrifício de animais em rituais religiosos ;
* Lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas ;
* Alimentar o animal de forma precária ;
* Cavalos usados na tração de carroças:verifique as leis sobre tração de carroças na sua cidade, se ainda não for proibido, organize um grupo para solicitar aos vereadores que aprovem lei neste sentido. Você pode, você faz diferença, vá a luta.... (Do Blog amigosdosanimaisdetatui.blogspot.com)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Desabafo de alguém sem um lar.










por Mirian Teodoro (*)



Sabe, hoje eu queria desabafar... Você tem um minutinho???

"Hoje é dia de Feira de Adoção e eu não entendo...
Minhas tias estão tão eufóricas, esperançosas, preparam tudo com tanto carinho mas... eu não entendo. Não gosto! Vou passear de novo naquela caixa. É apertado, chacoalha, mas se minhas tias acham que é bom e estão alegres, deve ser para o nosso bem. Eu não me alegro muito. Passo o dia naquele cercado com outros cachorros que também parecem não entenderem... De repente chega uma pessoa. Nós todos nos alegramos e tentamos fazer nosso melhor para ela gostar da gente. Um olhar aqui, outro lá e, a pessoa vai embora. Às vezes um amiguinho e outro sai carregado por uma família. E, acho que é bom pois nesta hora minhas tias tiram até foto. Mas, o dia passa e eu continuo ali e fico cansado... já não sou tão mocinho... Não vejo a hora de terminar... 

Ufa!! Pela agitação das minhas tias, recolhendo tudo, sim, terminou! Só que eu percebo que tem dias, principalmente quando não há nenhuma foto, minhas tias não ficam tão contentes como de manhã. Pelo contrário, elas estão tristes... E, eu vou de volta para aquela caixa. Como eu não gosto desta caixa!! 

Meu sonho é nunca mais entrar numa caixa dessas. Mas para isto nós precisamos que as pessoas venham nos visitar nas FEIRAS DE ADOÇÃO DE ANIMAIS.

E você? Sim, você pode ajudar! Você pode fazer a diferença em nossas vidas. É só COMPARTILHAR DO NOSSO SENTIMENTO. Talvez você não possa nos adotar mas se você compartilhar com muitas pessoas, talvez chegue em alguém que queira adotar um amiguinho. Compartilhando você poderá ajudar a mudar nosso destino ... 

Nós todos queremos tirar foto e não voltar prá caixa...
E também nós queremos deixar nossas tias alegres, que são incansáveis realizando estas feiras. Mas, não demore!! Para muitos de nós, o tempo é muito curto".

(Obs: A ONG Patinhas da Liberdade realiza feiras de adoção no km 23,5 da Rodovia Raposo Tavares a cada 15 dias – Visite! Compartilhe esta informação! Dê uma chance de uma vidinha ter um lar de verdade! Os cachorrinhos destas fotos, inclusive, estão para adoção. Existem outras ONGS que fazem também este trabalho. Procure uma perto de você! )

Siga a ONG Patinhas da Liberdade no Facebook (clique aqui)
(*) Mirian Teodoro  está no facebook (aqui)

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aromaterapia para cães, gatos e pássaros.











No Brasil, a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf foi uma das primeiras pessoas a disseminar o conceito de Aromaterapia, uma ciência que estuda os benefícios físicos e psíquicos decorrentes do uso dos óleos essenciais e vegetais extraídos de flores, folhas, frutas, caules e raízes.

“É um método natural de promoção de saúde física e psíquica que também pode ser utilizado nos animais de estimação”, defende. A especialista reconhece que a ideia de usar óleos essenciais em cães, gatos e pássaros pode parecer estranha. Mas, na verdade, é uma das maneiras mais lógicas e sensatas para ajudar os animais de estimação a serem saudáveis e felizes. “Eles têm a sensibilidade muito aguçada”, esclarece. 

A Aromaterapia pode ajudar na higiene, em problemas físicos – como os respiratórios e dermatológicos – e em problemas comportamentais: medos, agressividade e estresse. “Quando um cão cheira um óleo essencial, as moléculas passam através de seu sistema olfativo para a área límbica do cérebro, que lida com o instinto, a emoção e a regulação de muitos sistemas e órgãos, como a resposta antiinflamatória”, exemplifica. Ela lembra que gatos são mais sensíveis a aromas do que cães, e que, dependendo do animal, mudam as quantidades de óleo essencial usado no tratamento. 

Em pássaros, o tratamento com óleos essenciais deve ser feito por difusão no ambiente ou por meio de uso tópico, se houver algum ferimento. “Eles nunca devem ingerir a substância”, alerta.

A diluição é outro fator importante no tratamento. Ela deve ser feita em óleos vegetais. “O melhor é utilizar água com um solubilizante, que pode ser o álcool de cereais ou ovinagre de cidra”, indica. Já se a recomendação for que o animal inale o óleo essencial, o melhor é optar por utilizar algumas gotas em um chumaço de algodão e aproximá-lo do pet.

Confira a seguir algumas receitinhas com óleos essenciais que Sâmia preparou para os animais domésticos:

Para higienizar os dentes dos cães 

Misture uma colher de Óleo de Coco Extra Virgem, três gotas de Óleos Essencial de Tea Tree, uma colher de café de Argila Branca e uma gota de óleo Essencial de Hortelã Pimenta. Escove e, com uma espátula especial, retire todo o tártaro dos dentes. “Assim não são causados nem machucados nem sangramentos”, explica. 

Para tratar problemas respiratórios em pássaros 

Colocar em um aromatizador elétrico dez gotas de Óleo Essencial de Tea Tree, cinco gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos e cinco gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta. Deixar aromatizando o ambiente. 

Para tratar o estresse em gatos 

Coloque no aromatizador elétrico uma mistura de dez gotas de Óleo Essencial de Ho Leaf e quinze gotas de Lavanda. “Eles acalmam, diminuem a agitação e o medo que causam estresse. Também é útil no caso de sensibilidade a ruídos”, diz Sâmia. 

Para acalmar papagaios e pássaros estressados 

Em um aromatizador elétrico, use dez gotas de Óleo Essencial de Lavanda, cinco gotas de Óleo Essencial de Palmarosa e cinco gotas de Óleo Essencial de Ho Leaf.

Para acalmar, higienizar e nutrir a pele dos cães 

Misture 30 gramas de Óleo de Coco Extra Virgem, cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda e dez gotas de Óleo Essencial de Tea Tree. Espalhe no animal. 

Fonte: bemparana.com.br