domingo, 20 de abril de 2014





por Dr. Alison Ximenes(*) 




A obesidade é a forma mais comum de má nutrição de cães e gatos. Seu tratamento é necessário como qualquer outra enfermidade. A obesidade trata-se de uma condição patológica caracterizada por um acúmulo de gordura maior que o necessário para otimização das funções do corpo. É mais comum em fêmeas do que em machos.

Os efeitos físicos de carregar um excesso de peso colaboram para o aparecimento de problemas articulares e locomotores e para o desenvolvimento de artrite, contribuindo para que o animal venha a apresentar intolerância ao exercício. Estudos mostram forte associação entre o excesso de gordura e a osteoartrite coxofemoral em cães com predisposição à displasia.

A prevenção da obesidade deve ser o objetivo principal da alimentação de cães e gatos (principalmente os castrados). Devendo propiciar menor consumo diário de calorias pelo animal e/ou aumentar o seu gasto energético diário.

Seu tratamento é feito através de alimentação específica. Grande parte dos cães obesos que vão à clínica estão comendo alimento inadequado para sua fase de vida e por isso acabam se tornando obesos.

Atentem sempre para isso: animal adulto não pode comer ração de filhote!

Assim como em qualquer dieta, a prática de exercícios é fundamental. No entanto, o animal deve passar por uma avaliação com um veterinário especialista ou que trabalhe com obesidade.

Perda gradual

As orientações devem ser seguidas e a perda de peso não pode ser brusca, e sim gradual. Exames complementares são necessários mesmo nos animais jovens. A causa da obesidade deve ser sempre investigada, visto que, doenças metabólicas podem cursar com obesidade.

Os exercícios e brincadeiras ajudam a diminuir a ansiedade do animal que é muitas vezes descontada na comida.

A principal causa do insucesso do tratamento é a desistência do proprietário. Por isso, o ideal é que o monitoramento do paciente seja realizado de forma regular, para que cão e, principalmente o dono, se mantenham motivados.

O exercício físico, quando usado em combinação com terapia dietética promove perda de gordura e pode ajudar na preservação do tecido magro durante a terapia de perda de peso. Um bom programa de exercícios deve ser iniciado lentamente. O objetivo básico do tratamento da obesidade é criar uma situação de balanço energético negativo. A fisioterapia veterinária apresenta exercícios físicos como uma forma mais eficiente de aumentar o gasto energético em cães com sobrepeso.

* Médico veterinário formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pós-graduado pela Universidade Paulista (Unip) em Fisioterapia e Ortopedia Veterinária. Trabalha atualmente na empresa Reabilipet. (85) 9699.1547 / (85) 30633835 www.facebook.com/reabilipet http://reabilipet.blogspot.com.br/

Fonte: diariodonordeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor