quinta-feira, 10 de abril de 2014




Osteoartrose em cães e gatos.

por Alexandre Reis
médico veterinário - (CRMV RJ 4670)






A Medicina Veterinária de Pequenos animais tem mostrado, nos últimos anos, uma grande evolução na qualidade dos cuidados médicos prestados aos animais de estimação. Em consequência disso, houve um aumento na expectativa de vida, acarretando um aumento no número de cães e gatos com problemas relacionados à idade.


Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doençasortopédicas que afetam a sua qualidade de vida, sendo a mais comum a Artropatia Degenerativa ou Osteoartrose (OA), ou simplesmente Artrose, uma doença que até bem pouco tempo parecia ser exclusiva do ser humano. O envelhecimento resulta em alterações degenerativas na cartilagem articular e é uma das principais causas de Osteoartrose em animais de companhia.

Na Osteoartrose (OA), a cartilagem perde sua capacidade de absorver e distribuir as forças impostas às articulações e se torna sede de lesões. As articulações mais acometidas são: Coxofemoral, Coluna Vertebral, Joelho e Cotovelo. Clinicamente, a doença se caracteriza por DOR na articulação e disfunção da mesma. Cerca de 20% dos animais idosos apresentam sinais de OA.

Animais com artropatia degenerativa, antes alegres e brincalhões, se mostram relutantes a andar, se levantar, brincar, correr, subir em sofás, escadas, enfim, desenvolver as atividades que lhes eram tão comuns, se mantendo tristes, quietos e arredios.

Não podemos esquecer que a ARTROSE é uma doença de caráter crônico e que por isso o paciente não ficará curado completamente, sendo que todo tipo de tratamento terá como finalidade controlar a DOR, melhorando a qualidade de vida do animal.


O diagnóstico da artrose se faz através do histórico do animal (dor ao movimentar-se), exame das articulações e radiografias. Atualmente, existem tratamentos que atenuam os sintomas da artrose. Além da terapia com medicamentos que visam amenizar a dor e regenerar a cartilagem articular, a fisioterapia também é um recurso que pode ser usado com sucesso em casos de osteoartrose.


Fonte: webanimal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor