domingo, 18 de maio de 2014

Castração de gatos: mitos e verdades.












Diana



Todo dono de gato sabe que se o bichinho for fêmea há grande chance de ela ficar prenha e, se for macho, logo estará saindo de casa e brigando na região. O que fazer para impedir que a gata tenha filhotes e o macho volte ferido de tanta briga para casa? A melhor opção é a castração.

Uma gata tem em média 5 filhotes por gestação e algumas fêmeas, com pouco mais de 35 dias após o parto, já voltam a entrar no cio, ou seja, eles se multiplicam rapidamente. Para evitar que isso aconteça o melhor a ser feito é castrar machos e fêmeas.

A castração é uma cirurgia que é feita pelo médico veterinário para impedir que se reproduzam descontroladamente. Na gata, os ovários e o útero são retirados e nos gatos ocorre a retirada do testículo. Tudo é feito com anestesia, para que o animal não sinta dor. A recuperação será orientada pelo médico veterinário e é simples. Basta o proprietário seguir todas as recomendações que logo o bichinho estará bem e não irá mais procriar.

Vantagens da Castração: 

- Diminui a incidência de câncer de mama, útero (é retirado na cirurgia), próstata e testículos (é retirado na cirurgia); 
- Diminui o risco de fugas e faz com que eles fiquem um pouco mais caseiros; 
- Diminuem as brigas, principalmente dos machos, que brigam muito por fêmeas e por território; 
- Diminui o hábito dos gatos machos de urinar em móveis, paredes, roupas e outros objetos para marcar território; 
- Evita a procriação descontrolada.

Mitos e verdades sobre a castração: veja as dúvidas mais comuns

"Castração engorda?"

Não. O que pode fazer o animal ganhar peso é o fato de ele se movimentar e sair menos. Um gato que antes vivia brigando na rua e sem se alimentar direito, voltando todo machucado para casa, passa a ficar em casa, se alimentar melhor e ficar mais saudável. 


"Dar os filhotes de gatos é muito fácil"

Mito. Há muitos gatos abandonados na rua, sem donos e arrumar donos para eles não é simples. Há diversas ONGs de proteção aos animais que estão lotadas de gatinhos precisando de um lar, ou seja, arrumar um lar não é fácil e a castração aparece como uma boa alternativa. 


"Tenho que esperar minha gata ter a primeira cria para depois castrar."

Mito! A gata pode ser castrada novinha, com apenas quatro ou cinco meses de idade. É aconselhável que ela seja castrada antes do primeiro cio, pois diminui o risco de tumor de mama. Com apenas cinco meses de idade uma gatinha já pode entrar no cio e engravidar. O macho também deve ser castrado novo para evitar as fugas e diminuir a possibilidade dele urinar pela casa toda, demarcando seu território.

"Meu gato vai sofrer."

Mito. A cirurgia é realizada com anestesia adequada, feita por um médico veterinário. O pós-operatório é feito sempre dando um remédio, receitado pelo profissional, para que o animal não tenha dor e fique bem logo. A recuperação é rápida.

"Eu vou interferir na natureza do meu animal?" 
Seu gato ou gata não sabe que há muitos animais abandonados e que não há lares para todos. Ele segue apenas o instinto. O seu dever é não permitir que o número de filhotes sem lar aumente e, para isso, a castração é a melhor solução.

"Meu gato vai parar de sair se eu castrar!"

Ele pode até dar uma voltinha, mas suas saídas de casa vão diminuir muito e, o melhor, ele vai parar de voltar machucado para casa.

"Gatos castrados vivem mais"

Verdade! Eles saem menos de casa, ou seja, ficam menos expostos aos riscos das ruas como atropelamento, envenenamento, mordidas de cães, entre outros. Além disso, nas fêmeas, a incidência de tumor de mama diminui, permitindo que ela viva por mais tempo.

"O uso de injeção para não ter cria não é indicado"

Verdade. Animais que usam esse tipo de produto correm maior risco de ter doenças como a infecção uterina. Muitas vezes, com apenas uma injeção, o animal já adoece e corre risco de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor