quinta-feira, 8 de maio de 2014

Estrabismo em Cachorros.







do portaldodog.com.br



É bastante comum vermos animais apresentando estrabismo. O estrabismo, ou também conhecido como “Vesgo” ou “Zarolho” é uma condição que tanto os animais quanto os seres humanos podem apresentar, sendo classificado pelo alinhamento e aprumo anormal dos olhos. Os dois olhos do cão são feitos para trabalharem em conjunto, ou seja, ambos os olhos devem ser direcionados juntos para um determinado ponto. À medida que um dos olhos é direcionado para o lado oposto, considera-se estrabismo.

As causas do estrabismo podem ser desde um problema neurológico até algo de origem muscular, sendo a causa neurológica a menos freqüente. O olho do animal, assim como o do Homem, sofre ação de músculos que irão fazer a movimentação dos olhos para todas as direções. No momento em que um desses músculos apresenta flacidez, comparado ao outro, o bulbo ocular tende a ser puxado pelo músculo mais forte, fazendo com que haja o desvio para dentro ou para fora.


Tipos de estrabismo

Existem dois tipos principais de estrabismo, são eles o estrabismo convergente e o divergente.

Estrabismo Convergente: Encontrado em maior escala em gatos, em especial os da raça Siamês, o estrabismo convergente consiste em um olho ou ambos “voltados para dentro”, direcionados ao focinho.

Estrabismo Divergente: Acomete em maior escala cães, principalmente os da raça Pug. O estrabismo divergente consiste em um olho ou ambos os olhos “direcionados para fora”.

O estrabismo é bastante maléfico para qualquer animal, pois à medida que os olhos ficam de forma desalinhada, não há mais a visão binocular, ou seja, o animal usa apenas um olho para focar objetos. Com a perda da visão binocular, o animal perde a visão tridimensional, acarretando assim, a perda significante da profundidade ocular (capacidade natural de avaliar as distâncias), podendo colidir com objetos do ambiente.

Quando um animal nasce com estrabismo acentuado, o olho que sofreu o desvio, tende a perder sua acuidade, sendo conhecido como “olho preguiçoso”. Este por sua vez leva, na maioria dos casos, à perda da acuidade visual, comprometendo assim, a nitidez.

O tratamento para estrabismo em cães consiste na intervenção cirúrgica para a correção. Essa prática é mais usada na medicina humana, pois a maioria dos tutores de cães não se incomodam com o fato do animal ser estrábico ou não. Existem cães que apresentam estrabismo já na fase adulta, sendo mais preocupante, pois pode ser apenas um sintoma de uma doença neurológica.

A prevenção para o estrabismo em cães é uma polêmica no meio veterinário, pois na maioria dos casos é de forma hereditária, ou seja, é de origem genética. Muitos criadores e reprodutores de cães, não fazem cruzamentos com animais que apresentam estrabismo, evitando assim, que essa condição passe para futuros animais daquela raça. Caso o animal apresente estrabismo ao longo da vida, é indicado que o mesmo seja levado imediatamente a um médico veterinário, pois existem doenças cujos sintomas incluem o estrabismo.



Por: George Augusto von Schmalz Portella de Macedo

Ocupação: Acadêmico de Medicina Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor