quarta-feira, 11 de junho de 2014

Dermatofitose Canina.












por George Augusto(*)







É bastante comum ouvirmos falar em cães com problemas de pele. Na rotina de uma clínica veterinária, é comum os tutores reclamarem sobre afecções de pele no seu pet, afinal elas são caracterizadas uma das doenças que mais afetam cães de todo o mundo. A Dermatofitose é uma moléstia de origem fúngica que merece uma atenção maior do que outras, por se tratar de uma zoonose (doença transmitida do animal para o ser humano). Nem toda afecção cutânea de origem fúngica é uma dermatofitose. Existem três gêneros relacionados e causadores da dermatofitose, que são:Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.

Na maioria das vezes, a principal transmissão da dermatofitose em cães é o contato direto de um cão infectado com o cão sadio. A causa mais comum que faz com que o animal apresente a doença fúngica, é a queda na imunidade no animal. Normalmente, o corpo de um animal totalmente saudável, faz o combate dos fungos não permitindo que o mesmo se instale no animal.


Sintomatologia Dermatofitose Canina

A sintomatologia encontrada em cães que apresentam a dermatofitose são bem clássicas, sendo fácil a visualização. Os principais sinais clínicos, são: Alopecia (perda de pelo) em formato de círculo; Coceira intensa; Pele eritematosa (avermelhada); Elevações na pele com presença de crosta. Normalmente, as áreas mais afetadas são as extremidades, como: Cabeça, orelhas, patas, e cauda, podendo afetar outras áreas do corpo.


Diagnóstico de Dermatofitose Canina

O diagnóstico correto é indispensável quando se trata de doença de pele. As afecções cutâneas são bastante semelhantes, havendo muitas vezes, o diagnóstico errado por parte do médico veterinário. É de suma importância que o tutor exija na clínica veterinária um raspado de pele para exame, pois a partir daí, é descoberto o verdadeiro causador da doença.

Existem outros equipamentos que auxiliam no fechamento do diagnóstico, sendo bastante utilizados pelos profissionais. Além de todos os exames citados, é importante também o exame clínico que o profissional irá fazer no animal.


Tratamento de Dermatofitose Canina

O tratamento para a dermatofitose consiste unicamente em uma terapia medicamentosa escolhida pelo médico veterinário de sua confiança. É importante ressaltar, que doenças de origem fúngica têm um tratamento mais duradouro que as outras doenças de pele. Jamais se consulte com balconista de pet shop e não medique o animal por conta própria. Os medicamentos usados topicamente, também intoxicam e podem matar o animal, se for feito de modo errado.


Prevenção de Dermatofitose Canina

O melhor modo para prevenir a dermatofitose é não permitir que o animal entre em contato com um animal do qual não se sabe a procedência.

A higienização e a secagem do pelo do animal, é um dos pontos fundamentais para o controle desses fungos. Em caso de tutores que criam mais de um animal mantendo contato direto entre si, percebendo a sintomatologia semelhante a dermatofitose, é indicado que o animal seja separado e, em seguida, deve-se acionar imediatamente um médico veterinário para examinar ambos os cães, já que a doença se dissemina rapidamente. Leve seu animal rotineiramente a um profissional, pois quanto mais cedo se diagnostica a doença, o tratamento se torna bem mais favorável e com mais sucesso.

(*)Acadêmico de Medicina Veterinária



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor