quinta-feira, 24 de julho de 2014














É normal que um cão se afaste para morrer sozinho?.
por Elizabeth Tumbarello Traduzido por Elisa Lacerda De Freitas




A teoria da mentalidade de matilha



Apesar de serem domesticados e criados para ter a aparência que estamos acostumados hoje, os cães permanecem geneticamente idênticos a seus ancestrais selvagens. Na natureza, os cães são animais de matilha. Uma teoria sobre o porquê de eles se afastarem antes de morrer, diz que eles o fazem para não atrasar os membros do grupo ou para impedi-los de se tornarem vulneráveis a ataques. Você é a matilha de seu cão, então, acredita-se que seu instinto de salvá-lo de qualquer ameaça ainda está intacto.





Teorias de psicologia canina


Aqueles que defendem a psicologia animal acreditam que alguns cães se afastam para poupar seus donos do sofrimento de vê-los morrer. Alguns psicólogos também afirmam que é uma forma de os cães manterem sua dignidade.



Doenças crônicas


Muitas vezes, um cão que sofre de uma doença crônica se comporta como se soubesse que vai morrer. Se ele começar a agir de maneira estranha, busque assistência veterinária imediatamente.



Exceções


Alguns cães escolhem não morrer sozinhos. Essas situações parecem ser exceções e podem ser muito difíceis para uma família. Você deve deixar o cão o mais confortável possível.



O que fazer com o corpo


Limpe o cão e verificar se há sinais de perda de fluido. O corpo de um cão relaxa após a morte e às vezes, o intestino ou a bexiga podem realizar movimentos involuntários. Se possível, coloque o cão em uma posição encolhida, enrolado em um cobertor e coloque-o em um freezer. Ligue para um veterinário ou o controle de animais para ver se eles oferecem ajuda. Se quiser manter os restos mortais de seu animal de estimação, você deve deixar isso claro.



Como lidar com a perda


É perfeitamente natural sofrer com a morte de um animal de estimação. Você pode querer evitar as pessoas que não entendam por que você está tão triste, o que também é natural. Falar sobre os bons momentos que você teve com o seu cão talvez ajude a aliviar um pouco a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor