segunda-feira, 13 de agosto de 2012




Nestes dias em que a umidade relativa do ar está baixa, não somos apenas nós humanos que sofremos. Os bichinhos de estimação também pedem cuidados especiais para não ficarem desidratados e expostos a doenças respiratórios.

Com a umidade relativa do ar tão baixa a essa época do ano, todos precisam de cuidados especiais.

Todos nós humanos... E também nossos bichos de estimação.

Entre outros problemas, o ar seco, e consequentemente o aumento da poluição, podem favorecer o aparecimento de doenças oportunistas, fazendo com que os animais domésticos sofram de alterações respiratórias, como por exemplo, a bronquite e a asma.

Em cachorros e felinos mais ativos, até mesmo um sangramento nasal pode aparecer.


Para prevenir e amenizar esses desconfortos em cães e gatos, o médico veterinário e oncologista Bruno Baetas deu algumas dicas - que você pode colocar em prática a partir de agora na sua casa:

- Deve-se manter [os pets] muito hidratados, principalmente após exercícios físicos, como caminhadas. É importante lembrar que os horários recomendados para passeios e exercícios são sempre o início da manhã e o final da tarde, quando o tempo está menos quente.

Outras dicas do doutor são fundamentais para que o seu pet se sinta bem nesta época do ano, como levar água durante os passeios com seu bichinho, manter água fresca e abundante sempre à disposição dos animais e diminuir a carga de exercícios físicos nos dias mais secos.

Quanto à alimentação, ainda de acordo com o médico, deve-se manter a dieta a qual o cão ou o gato estão acostumados, na quantidade normal - sem maiores novidades nesta época do ano. Para os cães que têm o costume de ingerir comida feita pelos proprietários, é bom evitar comidas gordurosas e com sal.

Frutas como melancia, maçã e pera, que possuem bastante teor de água, também são uma boa pedida para alimentar e hidratar os bichinhos.

Outra dica para estimular o consumo de líquidos é dar cubos de gelo aos pets. Doutor Bruno explica.

- Eles gostam de brincar [com os cubinhos] e com isso acabam se hidratando.

Além de dar bastante água aos cães e gatos e não exigir muitos exercícios físicos dos pequeninos, existe uma guloseima que você pode preparar para manter seus pets sempre hidratados: o sorvete para cachorro.

A delícia – que pode ser servida para cachorros e felinos – é mais um incentivo para os animais beberem bastante água.

Receita da zootecnista e especialista em alimentação de cães e gatos Tula Verusca Pereira.

Aprenda a fazer sorvete para pets e hidrate seus bichinhos:

Ingredientes:

250g de carne
1l de água

Modo de preparo:

Basta colocar para ferver os 250g de carne no litro de água. Deixe ferver bastante, até dissolver a carne completamente. Você pode ir acrescentando água se secar demais. Depois, é só colocar a mistura em forminhas de gelo e deixar no congelador até endurecer. Após congelados, os cubinhos podem ser servidos dentro da vasilha de água do seu cão (ou gato).

Se você preferir, pode trocar a carne por uma fruta de que se bicho goste bastante.


Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O 4Patas agradece a sua presença e seu comentário.
Volte sempre, seja nosso Seguidor